Mobilidade. Autarcas da Área Metropolitana de Lisboa querem extensão de metro até Loures

Autarcas consideram que alargamento do transporte ajudaria a diminuir a entrada de carros em Lisboa

A extensão do metro até ao concelho de Loures foi defendida esta terça-feira por alguns autarcas da Área Metropolitana de Lisboa (AML). 

O presidente da Câmara Municipal de Mafra, o presidente da Câmara Municipal de Loures e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa consideram que esta medida ajudaria a diminuir a entrada de carros em Lisboa.

O autarca de Loures, Bernardino Soares, disse que é importante “baixar os custos”, mas que ainda é necessário existirem “condições de rapidez e conforto”. 

Bernardino Soares frisou ainda que o facto de Loures não ter um transporte como o metro ou comboio é uma “forte limitação para o desenvolvimento do concelho”.

Na mesma linha, Hélder Silva, autarca de Mafra, defendeu que esta medida seria uma "enorme mais valia".“Irei bater-me para que o metro venha para Loures”, afirmou. 

Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, também falou, tendo revelado que a AML irá “apresentar um plano de investimento ao Governo que contempla uma verba de 1.100 milhões de euros para transporte pesado”.

“Estamos a finalizar a proposta para depois negociar com o Governo. Não há nenhuma solução que não seja do âmbito metropolitano, uma vez que beneficiará toda a região, inclusive a cidade de Lisboa”, rematou.

Os autarcas defenderam a ideia durante uma conferência sobre mobilidade e sustentabilidade.