PS quer alunos do secundário com formação obrigatória de primeiros socorros nas aulas de Educação Física

Socialistas defendem que medida pode ser determinante

PS quer alunos do secundário com formação obrigatória de primeiros socorros nas aulas de Educação Física

O PS quer que os alunos do ensino secundário aprendam primeiros socorros nas aulas de Educação Física.

O projeto de resolução do PS recomenda que o Governo introduza na referida disciplina um módulo teórico e prático, de frequência obrigatória, em Suporte Básico de Vida (SBV), que inclua formação em Desfibrilhação Automática Externa (DAE).

O documento dos socialistas, citado pelo jornal Público, recomenda que a formação seja dada por profissionais com certificação credenciada e sugere ainda a realização de campanhas de sensibilização e informação para a prevenção e combate à morte súbita cardíaca em locais públicos.

O PS justifica este projeto de resolução com o facto de as doenças cardiovasculares serem  a principal causa de morte na Europa, estimando-se que ocorram cerca de 350.000 mortes por ano, o que representa cerca de 40% das causas de óbitos antes dos 75 anos” .

“Segundo a Associação Portuguesa de Arritmologia morrem em Portugal vinte e sete pessoas por dia vítimas de morte súbita, mais de uma vítima por hora. A agravar esta realidade, a maioria da população portuguesa não sabe, em geral, prestar os primeiros socorros e o acesso a DAE é ainda muito reduzido (só dois DAE por 10 mil habitantes)”, realça o documento, acrescentando ainda que  “o pronto exercício de manobras de reanimação”, o uso de desfibrilhador automático externo e “a ativação dos meios de emergência médica são determinantes no socorro às vítimas de paragem cardíaca, contribuindo para a redução do número de óbitos”.

“É determinante que estas ações sejam iniciadas por quem se encontre mais próximo da vítima, sendo esta medida unanimemente aceite pela comunidade médica nacional e internacional”, defende o PS, relembrando várias recomendações que já haviam sido feitas neste sentido.

Assim, os socialistas propõem que em “estreita articulação” com o Ministério da Educação passe a ser “obrigatório por lei” o ensino de SBV e DAE, no ensino secundário.

Em caso de aprovação, o PS assegura que este projeto vai permitir que no futuro “ninguém possa finalizar a escolaridade obrigatória sem ter tido contacto, conhecimento e prática em SBV e DAE”.