Quem se senta onde no novo Parlamento?

André Ventura fica na ponta mais à direita da Assembleia da República.

O novo mapa do hemiciclo já foi definido, dando literalmente lugar aos três partidos que conquistaram assento parlamentar nas eleições de 6 de outubro.

A deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, vai sentar-se entre o PCP e o PS, já o Iniciativa Liberal ‘encaixa-se entre o PSD e o CDS-PP, enquanto o Chega fica na extrema-direita do Parlamento.

Por sua vez, o Partido Ecologista Os Verdes passa a ter um lugar na primeira fila, assim como o PAN (Pessoas-Animais-Natureza), por constituírem grupos parlamentares, com dois e quatro deputados, respetivamente.

A nova definição de lugares foi definida, esta quarta-feira de manhã, na conferência dos líderes parlamentares da anterior legislatura.

A distribuição de lugares partiu de uma proposta apresentada pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, para a primeira sessão plenária que não tem ainda data marcada.

"A nova conferência de líderes pode ou não alterar esta proposta", salientou a porta-voz da conferência de líderes, a socialista Sandra Pontedeira, que lembrou que apenas os grupos parlamentares têm assento na conferência de líderes, ou seja os partidos que elegeram apenas um deputado – como é o caso do Iniciativa Liberal, o Chega e o Livre – não participaram nestes encontros.

Sublinhe-se que na legislatura que agora termina, o então deputado único do PAN, André Silva, participou nas reuniões deste órgão, mas apenas enquanto observador, não tendo por isso direito de voto.

Na primeira fila, vendo no sentido de leitura da esquerda para a direita, há três deputados do BE, dois do PCP, um do PEV, oito do PS, dois do PAN, seis do PSD e dois do CDS-PP.

Na segunda fila, Joacine Katar Moreira, vai sentar-se entre as bancadas dos comunistas e dos socialistas, com um deputado do PEV à sua frente, os restantes dois representantes do PAN ficam entre o PS e o PSD.

Mais à direita, estará o deputado do Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, entre a bancada do PSD e o CDS-PP, que tem três deputados na segunda fila, seguindo-se André Ventura, eleito pelo Chega.