Snowden em destaque no arranque da Web Summit

Discurso vai ser feito em vídeo, a partir da Rússia. Mas evento conta com outras estrelas.

Edward Snowden será uma das estrelas maiores desta edição. Mas a sua participação vai ser feita à distância, a partir da Rússia, através da transmissão de um vídeo em direto. A organização da Web Summit espera que o convidado conte a sua história enquanto funcionário da Agência de Segurança Nacional (NSA) e todo o seu percurso, passando pela forma como ajudou a construir o sistema de vigilância em massa das mensagens de cidadãos norte-americanos e o porquê de ter exposto este caso.

Mas o evento reserva muito mais atrações. Do leque de luxo dos convidados fazem parte Guo Ping, presidente da Huawei; Brad Smith, presidente da Microsoft; Jaden Smith, ator e cofundador dos projetos 501cTHREE.org e JUST water; Katherine Maher, CEO da Wikipédia; Tony Blair, ex-primeiro-ministro inglês; Ian Somerhalder, ator; e Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm, entre outros. E como não podia deixar de ser, o primeiro-ministro. António Costa, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vão também marcar presença.

A Altice Arena e a FIL são os palcos principais do evento, mas não são os únicos, até porque quem participar na Night Summit vai usufruir de espaços mais informais da cidade de Lisboa como a rua cor-de-rosa ou a LX Factory. A organização espera receber mais de 70 mil visitantes, incluindo 1800 startups, 1500 investidores e dois mil representantes de órgãos de comunicação social.