Cinco rios estão em risco de transbordar, alerta Proteção Civil

Em caso de inundação iminente, pode ser necessário evacuar várias localidades.

Cinco rios de Portugal continental estão em risco de transbordar devido à depressão Elsa, o que poderá provocar cheias em várias localidades. De acordo com a Proteção Civil, é esperada uma subida do nível das águas nas bacias hidrográficas dos rios Tâmega, Mondego, Águeda, Douro e Lima.

Segundo o comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) Pedro Nunes, entre as 15h00 de quarta-feira e as 12h00 desta quinta-feira, foram registadas cerca de 1800 ocorrências devido ao mau tempo.

"A maior parte das ocorrências estão relacionadas com quedas de árvores, quedas de estruturas, havendo igualmente o registo de inundações", disse, em declarações aos jornalistas na sede da ANEPC, em Oeiras.

Uma possível subida do nível da água nos rios está a preocupar as autoridades. Em caso de inundação iminente, pode ser necessário evacuar várias localidades.

Recorde-se que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Braga, Porto, Vila Real e Viana do Castelo estão esta tarde sob aviso vermelho.

O comandante da Proteção Civil referiu ainda que a "situação meteorológica complexa vai continuar nas próximas horas, provavelmente nos próximos dias". O estado do tempo deverá melhorar “significativamente a partir da tarde de sábado e manhã de domingo".

{relacionados}