Covid-19. Já terminou conselho de Estado e Costa convoca conselho de ministros

Reunião do conselho de Estado durou cerca de quatro horas e avaliou “eventual declaração do estado de emergência”. Governo reúne em consellho de ministros extraordinário e o primeiro-ministro falará de seguida.

O Presidente da República ouviu os seus conselheiros de Estado durante quase quatro horas sobre a crise provocada pela pandemia da Covid-19 e a "eventual declaração de Estado de Emergência". O encontro começou pelas 10h15 e terminou pouco depois das 14 horas em modo de videoconferência. A nota foi curta e limitou-se a explicar os assuntos em agenda.

Marcelo Rebelo de Sousa tem preparado uma solução para se avançar com o Estado de Emergência, e o Governo reúne, entretanto, em conselho de ministros extraordinário, estando prevista uma declaração ao País de António Costa, prevista para as 15 horas.

Às 16 horas, a Assembleia da República tem em aberto a avaliação de um pedido presidencial para se avançar com o Estado de Emergência. Isto num dia em que circulou uma versão de um decreto de Belém para se avançar com o Estado Emergência, que foi difundido nas redes sociais, mas que era completamente falso.