Após 16 horas de trabalho, Eurogrupo não chega a acordo e adia decisão sobre resposta económica para a UE

“Chegámos perto de um acordo, mas ainda não estamos lá”, explicou Mário Centeno.

Esta madrugada, depois de 16 horas de trabalho, a reunião do Eurogrupo foi suspensa visto os ministros não terem chegado a nenhuma conclusão final sobre a resposta económica geral que deve ser aplicada à Europa para combater a nova crise provocada pelo novo coronavírus. 

“Após 16 horas de discussões, chegámos perto de um acordo, mas ainda não estamos lá”, pelo que “suspendi o Eurogrupo e [a discussão] continua amanhã, quinta-feira”, anunciou o presidente do fórum de ministros das Finanças,  Mário Centeno, através da sua conta oficial de Twitter. A reunião irá ser retomada esta quinta-feira, onde se espera que o grupo chegue a uma decisão final sobre o passo seguinte. 

Centeno garante que o "seu objetivo mantém-se o mesmo: criar consenso para “uma forte rede de segurança da União Europeia contra as consequências da covid-19, protegendo trabalhadores, empresas e países, e compromissos com um plano significativo de recuperação", acrescentou ainda na publicação. 

Devido ao adiamento da reunião, também a conferência de imprensa desta manhã foi adiada, avançou o porta-voz do Eurogrupo, Luís Rego.“Mais detalhes serão anunciados posteriormente”, adianta.

Está é a quarta vez em que o Eurogrupo se reúne e tenta chegar a uma conclusão sobre a resposta económica mas sem sucesso. O comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni, apelou à "responsabilidade" necessária por parte dos ministros para conseguir a resposta mais adequada para o grupo superar os efeitos da crise.