Já morreram mais de 100 médicos em Itália devido à covid-19. Profissionais combatem pandemia “descalços” de proteção

Números são adjetivados como “dramáticos”.

Já morreram mais de 100 médicos em Itália devido à covid-19. Profissionais combatem pandemia “descalços” de proteção

Mais de 100 médicos já morreram em Itália devido à covid-19, avança esta quinta-feira o diário La Stampa. Face aos números, num país onde há quase 18 mil vítimas mortais causadas pelo novo coronavírus, o presidente da Federação Nacional da Ordem dos Médicos italianos alertou para o facto de muitos profissionais de saúde continuarem a combater a pandemia "descalços" de equipamentos de proteção.

Filippo Anelli diz que os "números são dramáticos" e que é preciso repensar o sistema de saúde, sobretudo no que diz respeito à segurança dos profissionais de saúde.

"Todos devemos refletir sobre como, neste país, o direito à segurança no local foi garantido para médicos e profissionais de saúde”, começou por dizer o responsável.

"Devemos isso a todos os colegas que morreram, a todos os profissionais que sacrificaram as suas vidas na tentativa de tratar e salvar pacientes. Precisamos de repensar o sistema, que hoje é particularmente frágil e incapaz de responder à necessidade de segurança dos profissionais”, acrescentou Filippo Anelli.

“Cada vítima cavou-nos na pele e no coração um buraco gigantesco (…) lacunas e omissões organizacionais são difíceis de entender e ainda mais difíceis de justificar, à luz desses números dramáticos", considerou.