Marcelo aproveitou chamada do Presidente chinês para solicitar intervenção na entrega de material já pago

O Presidente Chinês assegurou “que tudo iria fazer para mais rápida resolução do assunto”.

O Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, telefonou, esta quinta-feira, a Marcelo Rebelo de Sousa.

“O Presidente Xi Jinping ligou esta tarde ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, tendo os dois Chefes de Estado abordado temas de interesse bilateral e multilateral, em particular a atual pandemia global e a evolução da situação em cada um dos dois países. Sobre essa evolução falou cada um dos Presidentes, explicando o processo nacional”, refere uma nota publicada no site oficial da Presidência da República.

De acordo com a mesma nota, o chefe de Estado português "aproveitou a ocasião para sublinhar a importância da coordenação internacional e no quadro das instituições multilaterais para enfrentar os desafios comuns, incluindo na resposta da comunidade internacional ao novo coronavírus e na necessidade de atuar de forma efetiva, tanto no âmbito sanitário global, como dos desafios da paz e segurança que a pandemia coloca".

Assim, os Presidentes salientaram a cooperação em curso entre os dois países, nomeadamente no setor de material hospitalar produzido na China e necessário ao combate da covid-19 em Portugal. Marcelo agradeceu os contributos de cidadãos e entidades chinesas, que doaram desse material a Portugal e “aproveitou para solicitar a intervenção do Presidente Chinês face ao atraso na entrega de material, nomeadamente ventiladores, encomendado e pago por Portugal”. O Presidente Chinês assegurou “que tudo iria fazer para mais rápida resolução do assunto”.

Marcelo e Xi Jinping abordaram também  as consequências da pandemia na economia e na sociedade à escala universal, “no contexto das estratégias diferenciadas de desenvolvimento, e renovaram o interesse no aprofundamento das relações luso-chinesas e sino-europeias baseadas nos princípios da amizade, cooperação e respeito mútuo”.