10 de junho. As mensagens de Costa e Rio para a Diáspora

Primeiro-ministro e líder da oposiçao fizeram discursos por vídeo destinados aos emigrantes portugueses em Dia de Portugal.

O primeiro-ministro, António Costa, quis assinalar o Dia de Portugal, esta quarta-feira, junto das comunidades através de um vídeo partilhado nas redes sociais. “Em tempos difíceis e de incerteza, importa celebrar – ainda que por via digital – o orgulho de ser português”, declarou o governante.

Apesar das restrições impostas este ano devido à pandemia da covid-19, António Costa mostrou-se esperançado em” poder celebrar de novo esse dia junto das comunidades portuguesas em 2021”. De realçar que as celebrações estavam previstas para a África do Sul em 2020.

Também numa mensagem de vídeo partilhada nas redes sociais do PSD, o presidente social-democrata, Rui Rio, quis assinalar a data dirigindo-se aos 2,5 milhões de portugueses que vivem no estrangeiro.

Rui Rio destacou, assim, o “espírito empreendedor brutal” dos portugueses que optaram (ou precisaram) de emigrar e que estão a ajudar “a divulgar Portugal, a ajudar Portugal e a afirmar cada vez mais Portugal no mundo”.