Altice: Conhecidos os vencedores IoT Challenge

Infinite Foundry, Indra Sistemas Portugal e Quantico Solutions são as vencedoras num total de 11 finalistas. Altice continua a inovar e a colocar a tecnologia ao serviço de startups e empresas.

Já foram conhecidos os vencedores da 5ª edição do IoT Challenge, uma competição tecnológica promovida pela Altice Empresas, marca do segmento empresarial da operadora que desafia empresas e startups portuguesas a apresentarem soluções de Internet of Things (IoT) inovadoras e prontas a serem comercializadas. 

A Infinite Foundry foi uma das primeiras equipas a conquistar o júri com uma solução que consiste em reproduzir uma réplica da planta digital 3D da instalação industrial para monitorizar em tempo real o processo de produção e melhorar a eficiência operacional, remotamente. 

A Indra Sistemas Portugal foi premiada pelo projeto Onesait Motion, uma solução que facilita a gestão operacional em tempo real de uma cadeia de fornecimento (supply chain), garantido a rastreabilidade online das pessoas, veículos e produtos envolvidos no processo. 

Já a Quantico Solutions apresentou o projeto Vision4Lab, uma solução que consiste numa plataforma composta por um sistema que permite que os profissionais de saúde possam gravar em vídeo os seus procedimentos recorrendo a um wearable device (óculos), de modo a que outros profissionais possam visualizar essas imagens, garantindo maior controlo e segurança. 

Na edição deste ano, os candidatos tiveram de apresentar soluções de IoT com vista a acelerar a digitalização das empresas e das organizações, a otimizarem os processos através da monitorização à distância, permitir uma rápida adaptação à nova realidade de teletrabalho ou ajudarem a enfrentar os desafios atuais da sociedade, nomeadamente no que diz respeito ao combate à pandemia do novo coronavírus. 

Este ano, devido ao aparecimento da covid-19, foi a primeira vez que a final do IoT Challenge se transformou numa sessão simultaneamente presencial e online. Durante o evento e, após as várias apresentações dos candidatos, as empresas foram avaliadas pelo júri do concurso, através de sessões de perguntas e respostas. 

O painel de júri foi composto por: Nuno Nunes, chief sales officer para o segmento Business to Business da Altice Portugal, Luís Alveirinho, chief technology officer da Altice Portugal, Sofia Rebola, diretora de Controlo Técnico e Sistemas de Gestão do Grupo Altri, Ivo Antão, administrador executivo do Grupo Luz Saúde e Eduardo Fitas, vice-presidente da Accenture Portugal.

Alexandre Fonseca, presidente executivo da Altice Portugal, felicitou finalistas e participantes. «Para esta 5.ª edição, os dados estão lançados. É com grande satisfação, mas também com muito empenho e ambição que a Altice Portugal olha para o IoT Challenge. Esta iniciativa, com 5 anos de existência, irá permitir continuar a identificar talento, bem como soluções únicas, diferenciadores e irreverentes, que vão contribuir, com certeza, para que o tecido empresarial português seja capaz de ultrapassar este desafio da digitalização», disse o responsável, acrescentando que «a digitalização é hoje fundamental – qualquer empresário de pequenas e médias organizações compreende, hoje, os grandes desafios da transformação digital das suas organizações e com ela a digitalização da economia e também da sociedade».

Já Nuno Nunes, administrador responsável pelo segmento empresarial da Altice Portugal, defende que a empresa quer «continuar a intensificar o modelo de negócio junto das empresas portuguesas, e graças ao IoT Challenge temos a oportunidade de fazê-lo em conjunto com os inovadores do amanhã». 

11 equipas na final

A Altice recebeu um total de 28 candidaturas e foram 11 as equipas que chegaram à final. Entre os meses de julho e setembro, os participantes, puderam trabalhar com a equipa de Engenharia Altice do golabs.IoT para testar as suas soluções. Os critérios de avaliação tiveram em conta a aplicabilidade da solução ao segmento B2B, inovação, maturidade da solução e atratividade do modelo de negócio.

Além das condições especiais na mensalidade e na taxa de ativação do serviço de conectividade IoT Connect da Altice Empresas que é atribuído a todos os finalistas, serão ainda concedidos prémios aos três vencedores, incluindo a oferta de seis mensalidades do serviço IoT Connect da Altice Empresas, Startup passes para o Web Summit 2020, a divulgação das soluções nos canais de comunicação da Altice Empresas, a exposição da solução no Showroom da Altice Portugal bem como a possibilidade de integração da solução no portfólio da Altice Empresas. 

Nas últimas quatro edições, o IoT Challenge juntou mais de 150 participantes e premiou um total de 15 equipas vencedoras, naquela que é considerada uma verdadeira oportunidade de agregar e identificar os melhores talentos da área da tecnologia em Portugal, dando-lhes as ferramentas para que possam fazer também parte do processo de transformação digital do tecido empresarial português, através da extensa rede de clientes e parceiros da Altice Empresas.