Sociedade

Cerca sanitária em Rabo de Peixe

Os habitantes da freguesia estarão confinados até à próxima terça-feira. 


A partir da meia noite quarta-feira e até às 23h59 de dia 08 de dezembro a freguesia de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, vai ficar sob cerca sanitária e a população vai ser testada, anunciou esta terça-feira o Governo dos Açores. Esta é a freguesia do arquipélago que mais casos regista – 61.

De acordo com a nota do gabinete de imprensa, todas as deslocações por via terrestre e marítima, entre Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande, e as restantes freguesias estarão interditas.

Tanto a circulação como a permanência de pessoas na via pública estarão interditas. As escolas vão ser encerradas e a lotação máxima fica limitada a um terço respetiva capacidade na restauração, bares e outros estabelecimentos de bebidas, com ou sem espetáculo e com ou sem serviço de esplanada. Os mesmos serviços de comércio terão de encerrar às 20h00.

Estão previstas exceções para deslocações necessárias e urgentes, para acesso a cuidados de saúde, assistência, cuidado e acompanhamento de idosos, menores, dependentes e pessoas especialmente vulneráveis, incluindo o recebimento de prestações sociais, bem como de profissionais de saúde e de medicina veterinária, entre outros.

Os Açores registaram mais 18 casos de infeção por covid-19 nas últimas 24 horas.

Segundo o comunicado de hoje da Autoridade Regional de Saúde, há oito novos casos em São Miguel e dez na ilha Terceira.

Na região há 37 cadeias de transmissão ativas: sendo 26 em São Miguel, oito na Terceira, uma partilhada entre São Miguel e São Jorge, uma no Pico e outra em São Jorge.

Nos Açores, foram detetados até hoje 1.044 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, e registados 17 óbitos. Há 523 casos recuperados e mantêm-se 421 casos positivos ativos.

Estão internadas 14 pessoas, seis no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, sete no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira e um no Hospital da Horta.