Quando Marcelo é copiado por Obama e Clinton

Marcelo deve ter esboçado um sorriso com a notícia de que Barack Obama, Bill Clinton e George W. Bush se ofereceram para serem vacinados contra a covid-19 em direto. Apesar de não terem sido revelados mais pormenores, é provável que Obama queira seguir o exemplo de Marcelo, segundo fontes do Pentágono.

O tempo está péssimo, apesar de eu gostar de chuva; a covid-19 não larga as primeiras páginas; alguns jornalistas continuam com o seu ego tão inflamado que se esquecem de dizer onde leram que a máquina do PSD já está a recolher assinaturas para a recandidatura de Marcelo e que o Presidente tinha tudo preparado para fazer o anúncio amanhã; a economia está um desastre, mas acho que devemos manter algum sentido de humor, até para não nos afundarmos na depressão coletiva que assola o país. Por isso, aqui vão alguns exemplos que nos deve fazer sorrir.

Portugal pode não ser uma potência económica, que não é, mas não deixa de ser um potentado em ideias que o mundo vai bebendo com prazer. Comecemos pelo Presidente da República que tanta tinta fez correr quando foi filmado a ser vacinado contra a gripe, em direto. Muito se falou que não precisava de ter despido a camisa, e o ‘pipo’ presidencial também mereceu muitos reparos. Os maiores fãs aplaudiram a jovialidade do chefe de Estado, já os outros lamentaram o strip-tease em direto, considerado desnecessário.

Ontem, Marcelo deve ter esboçado um sorriso com a notícia de que Barack Obama, Bill Clinton e George W. Bush se ofereceram para serem vacinados contra a covid-19 em direto. Apesar de não terem sido revelados mais pormenores, é provável que Obama queira seguir o exemplo de Marcelo, segundo fontes do Pentágono. Marcelo, mais uma vez, fez escola e foi um exemplo para o mundo.

Outro caso de estudo e que pode ser copiado no resto do planeta foi dado pelo movimento A Pão e Água. Durante sete dias, alguns empresários e chefes de cozinha famosos fizeram uma greve de fome em frente à Assembleia da_República, exigindo serem ouvidos pelo primeiro-ministro ou pelo ministro da Economia. Enquanto mostravam a sua magreza a aumentar a cada dia que passava, nas redes sociais iam sucedendo-se fotos de iates, Ferraris e até avionetas de alguns dos grevistas da fome. Já no final até se soube que o cozinheiro mais famoso do país terá metido uma cunha para passar por umas brigadas policiais para poder furar o confinamento.

Digamos que os patrões e gerentes quiseram fazer de operários e colocaram-se no lugar destes, embora em tendas chic. Se Cristina Espírito Santo descobriu em 2013 que ir para a Comporta era como brincar aos pobrezinhos, e que «o mosquito é o maior amigo da Comporta, porque afasta certo tipo de pessoas», os nove magníficos da greve de fome seguiram a dica e decidiram vestir a pele de operários em frente à Assembleia da República. Calculo que o mosquito para os grevistas sejam os políticos que por lá passaram. Foi pena que não tenham decidido cozinhar para os outros manifestantes e servido umas unhas ou uns copos de três. Afinal, quem não está em greve de fome precisa de comer e de beber. Com o exemplo dos nove, acredito que Ferran Adrià, entre outros, vá seguir, em Barcelona, a mesma estratégia e adquira uma tenda para montar nas Ramblas… Nada como os patrões a fazerem de operários e estes a fazerem de patrões.

É óbvio que o problema da restauração e da animação noturna é muito grave, à semelhança de outros setores, e não creio que seja com greves de fome chic que se resolverá.

Nota final, agora falando dos exemplos que vêm de fora. É curioso como a Pfizer ficou na história do século XX com a descoberta do Viagra e agora no século XXI poderá ver o seu nome outra vez em alta com a vacina da covid-19. Um laboratório em grande na bolsa e no mundo.

vitor.rainho@sol.pt