Sociedade

"Não deixes o vírus entrar". O vídeo do Governo que tem uma mensagem para os portugueses neste Natal

"Não deixes o vírus entrar. No teu corpo, na tua casa, na tua família"


O Governo decidiu alertar, esta quarta-feira, para a importância do cumprimento das recomendações das autoridades de saúde para evitar o contágio da covid-19 neste Natal.

Através de um vídeo, partilhado nas redes sociais, e a um dia da véspera de Natal, o Executivo de António Costa decidiu sensibilizar os portugueses para os riscos do incumprimento de algumas regras nas reuniões familiares. As imagens começam por mostrar um homem hospitalizado e a ser ventilado, enquanto se ouve o som de convívio entre familiares.

“Meninos, vão cumprimentar a avó", "Tira a máscara, estamos em casa", "Fechem a porta, está a vir uma corrente de ar", são algumas das frases ouvidas, remetendo assim para o desrespeito pelas regras recomendadas pelas autoridades de saúde.

"O vírus entra pelo nariz e pela boca, aloja-se nos pulmões, passa para o sangue, multiplica-se e provoca danos muitas vezes fatais. Basta partilhar o ar com alguém infetado, mesmo sem sintomas. Evita convívios em espaços fechados. Não deixes o vírus entrar. No teu corpo, na tua casa, na tua família", alerta o vídeo.