Portugal com recorde de dívidas

Estado, cidadãos e empresas continuaram a aumentar o nível de endividamento: em novembro o valor fixou-se nos 742,8 mil milhões de euros.

Portugal com recorde de dívidas

O endividamento da economia portuguesa subiu 2,1 mil milhões no mês de novembro, face a outubro, fixando-se nos 742,8 mil milhões de euros, revela o Banco de Portugal (BdP). Este é um novo recorde depois de a dívida ter chegado aos 740,7 mil milhões de euros no mês anterior. «Este aumento deveu-se ao acréscimo de 1,4 mil milhões de euros do endividamento do setor público e de 0,7 mil milhões de euros do endividamento do setor privado», justifica.

O BdP explica que o crescimento do endividamento do setor público refletiu-se sobretudo no crescimento do endividamento face às próprias administrações públicas (2,4 mil milhões) e face ao setor financeiro (1,0 mil milhões). «Estes aumentos foram parcialmente compensados pela redução do endividamento face ao exterior», lê-se.

No setor privado, o endividamento dos particulares cresceu 400 milhões. Já o endividamento das empresas subiu 300 milhões «refletindo a subida do endividamento face ao exterior (de 0,4 mil milhões), parcialmente compensada pela redução do endividamento face ao setor financeiro».