Portugal vai suspender vacina contra a covid-19 da AstraZeneca

Portugal vai suspender a vacina contra a covid-19 da AstraZeneca. Notícia é avançada pelo i. A Direção-Geral da Saúde, o Infarmed e a task-force de vacinação marcaram entretanto uma conferência de imprensa para as 19h30.

Depois de vários países europeus terem avançado com a suspensão da vacina da AstraZeneca por precaução, Portugal vai também interromper a administração da vacina temporariamente enquanto decorrem as investigações sobre possivel ligação a eventos de tromboembolismo.

Segundo o i apurou, a decisão foi tomada esta segunda-feira. A OMS apelou durante o dia de hoje para que os países continuem a usar a vacina, sublinhando que não existem evidências de estar por detrás dos casos de tromboembolismo. Até ao momento foram reportados 37 casos entre 17 milhões de pessoas que receberam a vacina da AstraZeneca e as autoridades de medicamentos têm estado a avaliar todas as notificações. A Agência Europeia do Medicamento não recomendou a suspensão da vacina e esta segunda feira manteve a posição de que os benefícios da vacina na prevenção da covid-19 superam os riscos dos efeitos secundários.

A  Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciara ainda durante a tarde que esta terça feira terá lugar uma nova reunião de revisão de dados e anunciou uma reunião extraordinária do comité de segurança na próxima quinta-feira. 

A Direção-Geral da Saúde, o infarmed e a task-force de vacinação marcaram entretanto uma conferência de imprensa para as 19h30.

No total, contando com Portugal, são já 18 os países que decidiram interromper a vacinação com o fármaco da AstraZeneca após terem surgido problemas de coagulação e tromboses: Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha, Holanda, Irlanda, Bulgária, Roménia, Áustria, Estónia, Lituânia, Luxemburgo, Letónia, Itália, Noruega, Islândia e Dinamarca.