Líder do Governo da Noruega multada por violar restrições em festa de aniversário

“Eu, que todos os dias digo aos noruegueses quais são as regras, deveria conhecê-las melhor”, admitiu Erna Solberg.

Líder do Governo da Noruega multada por violar restrições em festa de aniversário

A polícia norueguesa multou, esta sexta-feira, a primeira-ministra do país, Erna Solberg, em cerca de dois mil euros, por esta ter violado as restrições, que o seu próprio Executivo impôs, face à covid-19 na comemoração do seu aniversário.

A família da governante reuniu-se em duas noites consecutivas no final de fevereiro para comemorar o 60º. aniversário da primeira-ministra: uma num restaurante e a outra num apartamento numa estância de inverno, no sudeste do país. Em ambos os casos, juntou mais de 10 pessoas, violando as regras.

Apesar de Solberg não ter podido comparecer no restaurante porque teve de viajar para Oslo para ser tratada por um oftalmologista, e apenas tivesse estado presente no dia seguinte, a polícia considera que foi ela quem organizou os dois eventos, como tal, e sendo chefe do Governo, merece uma multa, enquanto o seu marido receberá apenas uma advertência.

"Solberg é a pessoa eleita mais proeminente do país. A polícia considera correto reagir com uma multa", afirmou o chefe da polícia regional, em conferência de imprensa.

Na altura, o canal público de televisão revelou o caso, levando a uma reação da primeira-ministra.

Sæverud sublinhou que, apesar de a lei ser a mesma para todos, "nem todos são iguais" e o facto de Solberg ser a cara das medidas do Governo contra a covid-19 justifica a punição.

"Eu, que todos os dias digo aos noruegueses quais são as regras, deveria conhecê-las melhor. Mas a verdade é que não as sabia suficientemente bem e não sabia que quando uma família sai junta e reúne mais de 10 pessoas, isso já pode ser considerado um evento", admitiu Erna Solberg à estação pública.