Autarca de Vila Real de Santo António renuncia ao mandato

Conceição Cabrita foi detida esta terça-feira por suspeitas de irregularidades na gestão autárquica. 

A presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, renunciou, esta quinta-feira, ao mandato autárquico.

Em comunicado a autarquia revela que, na sequência da denominada ‘Operação Triângulo’, na qual Conceição Cabrita foi detida, e com vista “a assegurar o normal funcionamento da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, a Presidente da Câmara Municipal, Maria da Conceição Cabrita, renunciou ao seu mandato com efeitos imediatos”.

Recorde-se que a autarca, dois empresários e um funcionário da autarquia foram detidos, esta terça-feira, pela Polícia judiciária, por suspeitas de corrupção, recebimento indevido de vantagem e abuso de poder na intermediação de um negócio imobiliário em Monte Gordo.

Segundo a PJ, em causa estão “factos suscetíveis de integrarem a prática dos crimes de corrupção, recebimento indevido de vantagem e abuso de poder", havendo "suspeitas de atuação ilícita de titular de cargo político, que beneficiou da colaboração de funcionários, bem como outros intervenientes, na intermediação de um negócio, de compra de imóvel, propriedade do município, em Monte Gordo”.

Conceição Cabrita foi eleita presidente da Câmara de Vila Real de Santo António em 2017, nas listas do PSD.