André Ventura reforça poder interno no Chega

A decisão foi tomada este fim de semana no VI Concelho Nacional do partido, onde também foi alterado o nome da Convenção Nacional para Congresso Nacional.

André Ventura reforça poder interno no Chega

André Ventura reforçou o seu poder interno como presidente do Chega, ao poder, a partir de agora, suspender provisoriamente direitos e funções de órgãos regionais, distritais ou concelhios.

A decisão foi tomada no VI Conselho Nacional do partido, em Santarém, este fim de semana, onde também foi definido alterar o nome das reuniões-magnas que passam de Convenção Nacional a Congresso Nacional. Esta denominação começará a ser utilizada já na próxima reunião, agendada para entre 28 e 30 de maio, em Coimbra.

Face ao aditamento ao Regulamento Eleitoral dos órgãos Locais e Regionais aprovado, o líder do Chega, a cerca de cinco meses das eleições autárquicas, pode "proceder à suspensão provisória dos direitos, funções e prerrogativas dos órgãos regionais, distritais ou concelhios, após audição obrigatória da Direção Nacional, em casos graves de insubordinação face às diretivas do Partido ou às decisões dos seus órgãos de ética e disciplina".

Tal como as reuniões-magnas, o Conselho Nacional também decidiu substituir o nome da Mesa da Convenção Nacional para Mesa do Congresso.

Também foi modificado o artigo 6.º sobre a duração do mandato dos órgãos nacionais que passará a ser de quatro anos em vez de três.