Três detidos por burlas através do MB Way em Vila Nova de Gaia

Os detidos, todos da mesma família e desempregados, conseguiram arrecadar cerca de 130 mil euros.

A Polícia Judiciária (PJ) deteve três pessoas pela prática dos crimes de burla qualificada, acesso ilegítimo, falsidade informática, burla informática e nas comunicações e branqueamento. Foram ainda cumpridos cinco mandados de busca, no âmbito de um inquérito titulado pelo Ministério Público – DIAP Vila Nova de Gaia.

Em comunicado, esta quarta-feira divulgado, a PJ explica que “o processo criminoso em investigação tem início numa abordagem fraudulenta dos agentes do crime às vítimas, no sentido de realizarem uma transação comercial”.

Quando acordada a “suposta transação”, os arguidos “aproveitando-se do desconhecimento informático, iliteracia digital e boa-fé das vítimas, conseguem que estas facultem as credenciais de acesso à aplicação MBWAY, o que lhes vai permitir aceder ao cartão multibanco e respetiva conta bancária”.

Com esta prática criminosa, os detidos, todos da mesma família e desempregados, conseguiram arrecadar cerca de 130 mil euros.

Os detidos vão ser presentes à competente autoridade judiciária, para primeiro interrogatório judicial de arguido e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.