Chuva, granizo e vento forte colocam Leiria, Lisboa e Setúbal sob aviso laranja

Há ainda 15 distritos do continente sob aviso amarelo devido aos aguaceiros, granizo, rajadas de vento forte e trovoadas.

Está na altura de tirar o chapéu-de-chuva e a gabardine do armário: vem aí chuva, granizo e vento forte. Até às 12h desta segunda-feira, os distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal estão sob aviso laranja devido à previsão destas condições meteorológicas. Depois, o aviso para amarelo até às 12h de quarta-feira, revela o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Há ainda 15 distritos do continente sob aviso amarelo devido aos aguaceiros, granizo, rajadas de vento forte e trovoadas, até às 12h de quarta-feira. Já o arquipélago da Madeira ficará sob aviso amarelo até às 15h desta segunda-feira.

O IPMA sublinha que está prevista “muita instabilidade” até quinta-feira, com "precipitações localmente fortes", particularmente em Leiria, Lisboa e Setúbal.

“São expectáveis precipitações localmente fortes, com impactos significativos, em particular em meios urbanos, onde há risco de cheias rápidas, e na circulação rodoviária”, refere. “Há ainda condições para a ocorrência de trovoadas frequentes e fenómenos extremos de vento muito localizados”, que “deverá ser mais severo” entre terça e quarta-feira.