Levantamento de restrições decidido esta quinta-feira em Conselho de Ministros

Primeiro-ministro deverá anunciar alívio de restrições esta quinta-feira, depois do Conselho de Ministros. Mas para evitar acusações de “eleitoralismo”, novas medidas só deverão entrar em vigor em outubro.

O Governo reúne-se, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros para decidir sobre o levantamento de várias restrições em vigor devido à pandemia de covid-19. Contudo, este levantamento só entrará em vigor a 1 de outubro por causa das eleições autárquicas, agendadas para domingo.

“Há condições sanitárias para avançarmos com confiança para a nova fase prevista desde julho no plano do Governo, mas não queremos qualquer acusação de eleitoralismo”, disse ontem fonte do executivo, em declarações à agência Lusa, após ser questionada sobre o motivo de as medidas de alívio não entrarem em vigor ainda esta semana.

Sublinhe-se que, em Valongo, António Costa disse que “estamos em vias de um momento de viragem, não porque a covid-19 desapareça, mas porque graças à vacinação pode considerar-se a pandemia controlada”. De realçar que este levantamento está previsto para o momento em que o país está perto de atingir 85% da população totalmente vacinada.

Este levantamento de restrições, previsto na fase três do plano do Governo, avança para o fim dos limites máximos no número de pessoas em grupo no interior dos restaurantes, cafés, pastelarias e em esplanadas, além do fim dos limites de lotação para estabelecimentos, espetáculos culturais e eventos familiares. É ainda esperada a reabertura dos bares e discotecas.