Dois tripulantes brasileiros auxiliados após orcas danificarem veleiro perto do Cabo da Roca

Incidente ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira.

Dois tripulantes de um veleiro foram auxiliados, na madrugada desta quarta-feira, depois do veleiro onde se encontravam ter sofrido danos na hélice e leme, causados por uma interação com orcas. O incidente ocorreu a cerca de 30 milhas, aproximadamente 55 quilómetros, do Cabo da Roca, em Sintra.

Segundo um comunicado da Autoridade Marítima Nacional (AMN), o alerta foi dado pelas 2h14, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa). Para o local, foi “ativada de imediato” a embarcação “Rainha D. Amélia” da Estação Salva-vidas de Cascais.

“À chegada junto do veleiro, os elementos da Estação Salva-vidas constataram que as duas pessoas, de 48 e 49 anos de nacionalidade brasileira, se encontravam bem fisicamente, sem necessidade de assistência médica, tendo procedido ao reboque do veleiro até à marina de Cascais, por questões de segurança para a navegação”, lê-se.

A ação foi coordenada pelo MRCC Lisboa, em articulação com o Capitão do Porto de Cascais.

Na nota, a Autoridade Marítima Nacional e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) “recomendam a todos os navegantes que em caso de avistamento destes mamíferos, seja desligado o motor, por forma a inibir a rotação da hélice, e imobilizada a porta do leme, desmotivando assim estes mamíferos a interagir com as estruturas móveis das embarcações”.