Três obras arrestadas de João Rendeiro foram vendidas através da leiloeira Christie’s

Obras foram vendidas entre março e outubro de 2021. Ex-banqueiro terá lucrado 229 mil euros.

Três das 124 obras de arte da coleção de João Rendeiro, que estavam arrestadas pela Justiça, foram vendidas através da leiloeira Christie’s. Segundo avança o jornal Expresso, a venda das peças ocorreu entre março de outubro de 2021.

A venda de três quadros do artista norte-americano Frank Stella terá rendido 229 mil euros ao ex-banqueiro. A publicação revela ainda que uma das obras foi vendida no dia quem Rendeiro foi condenado a 10 anos de prisão, em maio, e outra quando já se encontrava em fuga, há cerca de um mês. Os compradores não estão identificados no site da Christie’s.

Recorde-se que quando foi arrestada pela Justiça, em novembro de 2010, para garantir o pagamento de indemnizações aos lesados do BPP, a coleção permaneceu na casa de João Rendeiro e a mulher do ex-banqueiro, Maria de Jesus, foi nomeada sua fiel depositária.

Após a fuga do ex-líder do BPP, o tribunal ordenou uma busca às obras, mas a Polícia Judiciária não encontrou 15 das 124 peças da coleção, havendo, pelo menos, duas obras que não correspondiam à descrição que constava do auto de apreensão, e outras que podem ser falsas.