Rio diz ser “inequívoco” que é quem tem “melhores condições” para derrotar Costa

“Quem foi a eleições 30, 60 ou 90 dias depois de ter chegado não teve tempo de se afirmar”, considerou.

O líder do PSD e recandidato Rui Rio considerou ser “inequívoco” que é aquele que está “em melhores condições” para derrotar o primeiro-ministro, António Costa, nas eleições legislativas.

Numa declaração na sede do partido, no Porto, Rio lembrou que vem a construir este caminho há quatro anos.

“É inequívoco que aquele que está em melhores condições para derrotar António Costa sou eu, mal fora se assim não fosse, depois de andar a construir este caminho há quatro anos”, defendeu, anunciando ainda que vai abdicar de fazer campanha para as diretas de 27 de novembro para se concentrar nas legislativas.

“Quem foi a eleições 30, 60 ou 90 dias depois de ter chegado não teve tempo de se afirmar”, considerou.

Para Rio, que sublinhou que está há mais de 40 anos na política, “mais importante do que andar a mostrar-se dentro do PSD” é preparar o partido para aquilo que realmente importa – as legislativas de 30 de janeiro.

“Os militantes do PSD conhecem-me há muitos anos. Estão, por isso, capazes de avaliar quem é que, neste momento, tem melhores condições para derrotar António Costa e ser o novo primeiro-ministro de Portugal”, reforçou, aproveitando para dizer que acha “totalmente desadequado” que o PSD tenha antecipado o seu congresso para dezembro.

Rui Rio falou ainda da “vantagem enorme” que os sociais-democratas estão a dar ao PS, uma vez que não estão em disputas internas como o PSD e podem fazer a sua campanha eleitoral.

Recorde-se que as eleições diretas no PSD ocorrem no dia 27 de novembro. O Congresso está agendado para os dias 17, 18 e 19 de dezembro.