Seis pessoas morreram na China a tentar encontrar ouro numa mina

Mina abandonada estava encerrada desde 2018, tendo as vítimas acedido ao local através de buracos.

Seis pessoas morreram na China a tentar encontrar ouro numa mina

Seis pessoas morreram na provínicia de Shanxi, no centro da China, quando tentavam encontrar ouro numa mina abandonada.

A notícia foi avançada pela cadeia de televisão estatal CCTV, que adiantou que, depois de várias horas de busca, os cadáveres foram encontrados na tarde de segunda-feira a uma profundidade de 2.700 metros na mina abandonada, que estava fechada desde 2018. As vítimas terão acedido ao local através de buracos.

Residentes locais disseram que a prática de "limpar ouro", com o uso de cianeto de sódio e outros químicos para dissolver o ouro em pequenas proporções e separá-lo da rocha, é comum, mesmo tendo em conta o risco de evenenamento que tem implica, sendo que tem causado numerosas baixas em áreas mineiras nos últimos anos. 

As minas ilegais são frequentemente mal ventiladas, o que multiplica as hipóteses deste tipo de acidentes.

De acordo com a CCTV, a área, onde nasce o rio Sushui, é rica em recursos minerais como o cobre, ouro e prata, tornando a mineração ilegal um fenómeno comum apesar dos esforços governamentais para a erradicar.

Segundo dados do Gabinete Nacional de Estatísta chinês, a província de Shanxi  é um dos centros mineiros da China, sendo o maior produtor de carvão (27% do total) do país.