Velocidade em Lisboa baixa 10km/h e carros proibidos na Av. da Liberdade aos domingos e feriados

Proposta do Livre foi aprovada com cinco votos do PS, um do Livre e um do BE. PCP absteve-se e PSD/CDS-PP, que têm a maioria, votou contra.

A Câmara de Lisboa aprovou, esta quarta-feira, uma proposta do Livre que determina a redução em 10 km/h da velocidade máxima de circulação e a eliminação do trânsito automóvel na Avenida da Liberdade aos domingos e feriados.

"Reduzir em 10 km/h [quilómetros por hora] a velocidade máxima de circulação permitida para: 30km/h nas vias de 3.º, 4.º e 5.º nível da rede viária, para 40km/h nas vias de 2.º nível e para 70km/h nas vias de 1.º nível", lê-se na proposta.

‘Contra a guerra, pelo clima: proposta pela redução da dependência dos combustíveis fósseis na cidade de Lisboa’ foi aprovada, em reunião privada do executivo camarário, com sete votos contra da liderança PSD/CDS-PP, duas abstenções dos vereadores do PCP e oito votos a favor, cinco do PS, um do Livre e um do BE, segundo a agência Lusa.

A porposta prevê ainda a reativação do programa ‘A Rua é Sua’, alargando-o a outros locais da cidade e prolongando o período em vigor, nomeadamente com a "eliminação do trânsito automóvel na Avenida da Liberdade em todos os domingos e feriados (anteriormente apenas último domingo de cada mês)".

De acordo com a proposta do Livre, o corte do trânsito automóvel aos domingos deve ser alargado a todas as freguesias, aplicando-se a "uma artéria central (ou mais) com comércio e serviços locais, para que todos os fregueses de toda a cidade possam experimentar fazer as suas deslocações de proximidade a pé de forma segura e confortável sem necessitar do automóvel próprio".