Temperaturas no sábado podem chegar aos 38 graus

Alerta para risco de incêndio.

As temperaturas altas chegam esta quinta-feira a Portugal continental e mantêm-se até domingo, atingindo valores mais elevados no interior Norte e Centro e no Algarve, avançou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aumento da temperatura deve-se a uma massa de ar quente provocada por uma corrente de sul, o que resulta numa subida gradual do termómetro entre hoje e sábado, explicou o IPMA em comunicado.  

"Nesta circulação ocorrerá também o transporte de poeiras do norte de África, em níveis médios e altos da troposfera, que deverá afetar o território nos dias 20 e 21 [sexta-feira e sábado], com possibilidade de redução de visibilidade", avisa ainda o instituto.

Sábado será o dia mais quente, no qual as temperaturas vão variar entre os 25 e os 35 graus Celsius em todo o território continental, podendo atingir valores de 35 a 38 graus nas regiões dos vales do Guadiana, Tejo e do Douro.

Segundo o IPMA, estes valores estão acima do normal para esta época do ano na ordem dos 3 a 10 graus.

Quanto às temperaturas mínimas, vão manter-se elevadas também nas regiões do Sul e do interior Norte e Centro na ordem dos 18 aos 21 graus.

No entanto, o IPMA adianta que, devido à aproximação de uma depressão à Península Ibérica a partir de sábado, o tempo poderá ficar instável, sobretudo nas regiões do Norte e Centro, com a iminente queda de aguaceiros, por vezes acompanhados de trovoada, e que em alguns locais poderá ser trovoada seca.

A previsão para domingo aponta para uma descida significativa da temperatura máxima.

Este aumento de temperatura anormal para a época do ano proporciona o perigo de incêndio. De acordo com o IPMA, hoje 30 concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro estão sob risco muito elevado de incêndio.

O instituto colocou também mais de 50 concelhos de Faro, Beja, Lisboa, Santarém, Leiria, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Vila Real, Viseu e Bragança em risco elevado.

O risco de incêndio vai continuar elevado em algumas regiões do continente pelo menos até segunda-feira devido à previsão de tempo quente.