Jovem de 18 anos que matou 10 pessoas em supermercado acusado de homicídio qualificado

Jovem permaneceu em silêncio durante toda a audiência. 

Um jovem de 18 anos foi acusado de homicídio qualificado após um tiroteio num supermercado em Buffalo, no estado norte-americano de Nova Iorque, onde morreram 10 pessoas. De acordo com o procurador-adjunto Gary Hackbush, a acusação de Payton Gendron foi entregue ao tribunal na quarta-feira. 

Durante toda a audiência o jovem permaceu em silêncio, tendo depois voltado para a prisão. 

Dez pessoas morreram e três ficaram feridas no tiroteio, que ocorreu no sábado passado, num supermercado de um bairro predominantemente habitado por população negra.

As autoridades estão agora a recolher provas, no sentido acrescentarem de incluirem crime de ódio e terrorismo à acusação.

Algumas das mensagens de Gendron em redes sociais indicam que o assalto foi planeado depois de o jovem se ter apaixonado pela ideologia supremacista branca que encontrou "online". 

Joseph Gramaglia, comissário da polícia de Buffalo, disse que os investigadores estão a trabalhar para obter, verificar e rever as publicações "online" do acusado. 

Já a governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, autorizou a procuradora-geral do estado, Letitia James, a investigar as redes sociais usadas por Gendron para determinar se estas podem ser responsáveis por "fornecer uma plataforma para planear e promover a violência".