Prisão preventiva para homem que usava x-ato para roubar vítimas na via pública

Os principais alvos eram “vítimas jovens e mais vulneráveis”.

Um homem de 30 anos foi detido, esta terça-feira, por roubo em Fafe, confirmou a Guarda Nacional Republicana (GNR). O homem, que agora está em prisão preventiva, abordava as vítimas com recurso a um x-ato, obrigando-as a entregar-lhe os seus pertences, sobretudo dinheiro.

Em comunicado, os militares explicam que estavam a realizar uma investigação para apurar o autor de vários crimes de roubo, que ocorriam na rua “através de ameaças com recurso a uma arma branca”, roubando as vítimas os seus pertences. Os principais alvos eram “vítimas jovens e mais vulneráveis”.

“Quando as vítimas não tinham dinheiro, o suspeito acompanhava-as a uma caixa multibanco onde as obrigava a levantar uma quantidade monetária à sua escolha, para proceder à sua subtração”, revela a força de segurança.

Nas duas buscas domiciliárias, a GNR apreendeu dois x-atos, “que eram usados pelo detido para ameaçar as vítimas”.

O detido já tinha antecedentes por crimes desta natureza, “tendo cumprido pena de 10 anos de prisão efetiva”. Foi presente ontem ao Tribunal Judicial de Guimarães, onde lhe foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva.