Adesão à greve dos enfermeiros acima dos 75%

O pré-aviso de greve previa os serviços mínimos a “prestar em situações impreteríveis”, como urgências, cuidados intensivos, bloco operatório, com exceção das cirurgias programadas, hemodiálise e tratamentos oncológicos.

A adesão à greve dos enfermeiros está acima dos 75%, com alguns hospitais a registarem 100%, sendo os serviços mais afetados as cirurgias programadas e as consultas de enfermagem. 

A informação foi avançada, à agência Lusa, pelo presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), José Carlos Martins, que adiantou que os primeiros dados recebidos indicam que a adesão no Hospital Dona Estefânia (Lisboa) ronda os 77,5%, no hospital das Caldas da Rainha chega aos 94%, em Peniche aos 94% e em Alcobaça aos 100%.

Já em Lisboa, no Hospital de São José, a urgência está com 100% de adesão e o bloco operatório 95%.

O pré-aviso de greve previa os serviços mínimos a "prestar em situações impreteríveis", como urgências, cuidados intensivos, bloco operatório, com exceção das cirurgias programadas, hemodiálise e tratamentos oncológicos.

Recorde-se que os enfermeiros cumprem hoje e quarta-feira dois dias de greve para reivindicar o pagamento de retroativos a janeiro de 2018 e a paridade da sua carreira com a dos licenciados da admistração pública. 

Os dois dias de greve foram convocados pelo SEP e seguem as paralisações realizadas na quinta e na sexta-feira, onde foi registada por uma adesão global a rondar os 60%.