Putin confirma que Rússia continuará a atacar infraestruturas de energia ucranianas

“Sim, estamos a fazer isso, mas quem é que começou?”, começou por dizer o líder russo, no âmbito de uma cerimónia de entrega de medalhas no Kremlin, acrescentando que os ataques são uma resposta à explosão que afetou a ponte da Crimeia.

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou esta quinta-feira que o seu país vai continuar a atacar infraestruturas de energia ucranianas – numa altura em que os termómetros começam a registar temperaturas negativas – e cujos ataques já obrigaram Kiev a enormes cortes de energia e água. 

"Sim, estamos a fazer isso, mas quem é que começou?", começou por dizer o líder russo, no âmbito de uma cerimónia de entrega de medalhas no Kremlin, acrescentando que os ataques são uma resposta à explosão que afetou a ponte da Crimeia, construída pela Rússia, assim como a outros ataques ucranianos.  

Putin acusou ainda a Ucrânia de ter "destruído as linhas de energia da central nuclear em Kursk", uma região russa na fronteira com a Ucrânia, e de "não fornecer água" ao reduto separatista pró-russo de Donetsk, no leste do país. 

"Não fornecer água a uma cidade de um milhão de habitantes é um ato de genocídio", criticou o líder russo, realçando que assim que surge resposta do lado russo, começa-se a espalhar "o clamor" por "todo o universo", uma vez que, na sua ótica, o Ocidente não liga aos ataques da Ucrânia a Moscovo.  

"Isso não nos vai impedir de cumprir as nossas missões de combate", acrescentou.