Lukashenko aconselha todos a ouvir “plano de paz” da China

“Eu sei que hoje ou amanhã [sexta-feira], Xi Jinping fará uma declaração ou um discurso sobre o conflito na Ucrânia”, disse o líder bielorrusso.

Alexander Lukashenko, Presidente da Bielorrússia, aconselhou esta quinta-feira toda a comunidade internacional a ouvir com rigor a proposta que o líder chinês, Xi Jinping, vai dizer sobre a Ucrânia. 

"Eu sei que hoje ou amanhã [sexta-feira], Xi Jinping fará uma declaração ou um discurso sobre o conflito na Ucrânia", disse o líder bielorrusso, de acordo com a imprensa internacional, acrescentando que a mensagem da China será "um passo original que terá sérias consequências". 

"Aqueles a quem as palavras de Xi Jinping serão dirigidas devem levá-las a sério e tomar certas medidas. Esta será uma voz séria em nome da paz nesta região", disse ainda.  

Recorde-se que o responsável chinês, na semana passada, durante uma intervenção na Conferência de Segurança de Munique, anunciou que a China vai apresentar um plano de paz de forma a tentar encontrar uma solução política para o conflito armado que completa amanhã um ano.    

Zelensky apenas ouviu “coisas gerais” sobre a proposta da China, mas disse ser “encorajador” que o país considerasse a possibilidade de intermediar a paz.