Onze distritos com aviso amarelo devido ao frio

Aviso prolonga-se até quarta-feira

Onze distritos de Portugal continental estão em aviso amarelo até quarta-feira devido ao frio que se vai fazer sentir, adiantou esta segunda-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a página da internet oficial do instituto, estão sob aviso amarelo desde domingo e até às 9h00 de quarta-feira os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco, Aveiro e Portalegre devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima.

Já nos distritos de Beja, Lisboa, Santarém e Évora, a situação de aviso amarelo tem início pelas 00h00 de terça-feira e termina às 9h00 de quarta-feira. 

O aviso amarelo, o menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Para esta segunda-feira, o IPMA prevê frio com céu pouco nublado ou limpo no continente, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral Centro e na região Sul até meio da tarde.

Nas regiões Norte e Centro está previsto vento fraco a moderado do quadrante leste, sendo que no resto do país soprará do quadrante norte. 

O instituto aponta ainda para a formação de gelo ou geada, em especial no interior Norte e Centro, acentuado arrefecimento noturno e descida de temperatura, nestas mesmas regiões. 

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os -4 graus Celsius (em Bragança e na Guarda) e os 8 (em Lisboa e Faro) e as máximas entre os 4 (na Guarda) e os 18 (em Faro).