Fenprof pede aos pais que não levem os filhos às escolas

Pedido é feito por Mário Nogueira que fala em “solidariedade” dos pais em relação ao protesto dos professores.

Fenprof pede aos pais que não levem os filhos às escolas

O secretário-geral da Fenprof apela aos pais para que não levem os filhos à escola entre esta quinta-feira e sexta-feira, por solidariedade com a greve, mas também pelo risco, que Mário Nogueira diz existir, de a maioria das aulas não se realizar.

"Apelamos aos pais para que não levem os filhos às escolas. Primeiro, por razões de solidariedade. Penso que os pais percebem as razões da luta dos professores (…). Mas, por outro lado, também porque como estes serviços mínimos não são iguais em todo o lado, pode acontecer que muitos alunos tenham uma aula e fiquem sem nada no resto do dia", afirmou o secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, que falava aos jornalistas à frente de uma escola, em Coimbra.

Recorde-se que os professores têm de assegurar serviços mínimos, que, segundo decretou o tribunal, passam por três horas de aulas no pré-escolar e 1.º ciclo e três tempos letivos diários por turma no 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário.

Mário Nogueira chamou-lhes serviços mínimos "forçados" e sublinhou que podem existir casos em que os diretores das escolas considerem que as "turmas tiveram todas as disciplinas e, face a isso, entendam que não há serviços mínimos a serem prestados".

"Há o risco de os alunos poderem ficar na rua", acrescentou.

O dirigente afirmou também que os docentes têm sentido "a solidariedade dos pais" com o seu protesto e que os motivos para a greve continuar “são mais do que muitos”.

Para Mário Nogueira, "há uma perseguição do Governo aos professores" e por isso apelou também aos professores para fazerem ‘marcação cerrada’ ao ministro da Educação e ao primeiro-ministro.

"Não basta apenas a greve, a manifestação ou as reuniões negociais. É preciso, quando o ministro ou o primeiro-ministro se desloquem seja onde for, que os professores marquem presença e estejam aí a reclamar", sublinhou.