Portugal sob aviso amarelo devido a chuva, trovoada, agitação marítima e vento

Avisos vigoram em Portugal Continental mas também nos Açores

Portugal sob aviso amarelo devido a chuva, trovoada, agitação marítima e vento

Vão estar sob aviso amarelo até às 12h00 desta quinta-feira os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga, devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de granizo e trovoada.

Além disso, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu ainda um aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Porto, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga por causa da agitação marítima entre as 12h00 de hoje e as 12h00 de sexta-feira, estando previstas ondas de oeste com 4 a 4,5 metros 

Recorde-se que o aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para a prática de determindas atividades condicionadas pela situação meteorológica. 

Devido à agitação marítima estão fechadas à navegação as barras de Caminha, Douro, Esposende, Vila Praia de Ancara, Póvoa do Varzim, Vila do Conde e Portinho da Ericeira e condicionadas as barras de Aveiro, Figueira da Foz e Viana do Castelo.

Também sob aviso amarelo estão os grupos ocidental (Flores e Corvo) e oriental (São Miguel e Santa Maria) dos Açores, por causa da chuva, que pode ser por vezes forte e acompanhada de trovoada até às 03h00 de sexta-feira.

Já as ilhas dos grupos ocidental e central (Terceira, Graciosa, Faial, Pico e São Jorge) estão sob aviso amarelo entre as 18h00 de hoje e as 00h00 devido à agitação marítima e sob aviso amarelo por causa do vento – vigorando no grupo ocidental até às 18h00 de hoje e no central entre as 15h00 de hoje e as 12h00 de sábado.