Governo nasceu de uma “maioria requentada e cansada”, diz Marcelo

Em entrevista à RTP, falando sobre o estado do país,  Marcelo Rebelo de Sousa considera que ainda “não há um clima de insatisfação generalizado” em Portugal, tendo em consideração que o desemprego tem tido uma evolução “favorável”.  

A maioria absoluta do Governo é uma “maioria requentada e cansada” uma vez que apareceu “depois de umas eleições inesperadas”. Quem o diz é o Presidente da República. 

Em entrevista à RTP, esta quinta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa considera que ainda "não há um clima de insatisfação generalizado" em Portugal, tendo em consideração que o desemprego tem tido uma evolução “favorável”.  

Já no que diz respeito aos protestos dos professores das últimas semanas, Marcelo considera que os sindicatos “fazem mal se romperem as negociações ou de esticarem demasiado a sua luta, porque é importante a sintonia com a opinião pública".  

Para que os professores consideram chegar a acordo com o Executivo, há, na sua visão, duas questões importantes: "a recuperação do tempo de serviço", ainda que não seja integral, e "corrigir as desigualdades". 

"O Governo está numa de afinar à medida que a situação vai evoluindo. Não quer galopar a dívida pública", afirma o Presidente da República, afirmando que se tem de preparar dois cenários: o do "copo meio cheio", como olha o Governo, e o do "copo meio vazio", para o qual olha Marcelo. 

Já no que toca ao setor da saúde, considera que a direção-executiva Serviço Nacional de Saúde (SNS) precisa de ser “rápida”: "é preciso ter uma solução sistémica, para não ter de se resolver ponto a ponto", frisando que o SNS, assim como as pensões, "são o seguro de vida" dos idosos e mais vulneráveis.