Putin convida Lula da Silva para visitar a Rússia

Assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República do Brasil encontrou-se na passada quinta-feira com o líder russo

Putin convida Lula da Silva para visitar a Rússia

O presidente russo convidou o presidente brasileiro a visitar a Rússia. 

O anúncio foi feito esta terça-feira pelo porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, que adianta que o convite foi feito por Vladimir Putin, na semana passada, numa reunião com o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República do Brasil, Celso Amorim.

Amorim encontrou-se na quinta-feira passada com Putin em Moscovo, numa reunião não anunciada e, na segunda-feira, disse já que não existe uma "solução mágica" para o conflito na Ucrânia.

"Não há solução mágica, mas haverá um momento em que surgirá a perceção de um lado ou de outro de que o custo da guerra, não só político, mas também humano e económico, será maior do que o das concessões de paz", disse o representade brasileiro à CNN daquele país. 

O mesmo acredita que o momento de negociar a paz "ainda não chegou, mas pode chegar mais rápido do que se pensa" e, nesse sentido, "a existência de um grupo de países neutros, entre aspas, como o Brasil, pode ajudar".

Celso Amorim lembrou ainda que Lula da Silva conversou por telefone sobre a guerra com os presidentes ucraniano e francês e presencialmente com o chanceler alemão.

"Se queremos agir, precisamos de conversar com todos", sublinhou.