Putin convida Lula da Silva a visitar a Rússia este verão

Iniciativa foi formalizada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros russos, Sergei Lavrov, que esteve em território brasileiro, na segunda-feira, reunido com o líder do Brasil.   

Vladimir Putin convidou Lula da Silva para uma visita à Rússia. A iniciativa foi formalizada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros russos, Sergei Lavrov, que esteve em território brasileiro, na segunda-feira, reunido com o líder do Brasil. 

De acordo com a imprensa internacional, a visita está planeada para junho, altura em que acontece o Fórum Económico Internacional, em São Petersburgo. 

Depois de ter acusado os Estados Unidos e a União Europeia de prolongar a guerra, e ter escrito, no Twitter, que “começar uma guerra é uma decisão de um país” e “sair é uma decisão de dois”, o chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, considerou, esta terça-feira, que o Presidente do Brasil, Lula da Silva, cultivou na sua recente visita a Pequim "a mesma ambiguidade estratégica da China" no que diz respeito à guerra na Ucrânia.  

 

 

Também a Comissão Europeia negou as acusações feitas pelo Presidente do Brasil. 

"Não é verdade que os EUA e a UE estejam a ajudar a prolongar o conflito. A verdade é que a Ucrânia é a vítima de uma agressão ilegal, uma violação da Carta das Nações Unidas", disse o porta-voz do executivo comunitário para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Peter Stano, em conferência de imprensa, em Bruxelas.