Avatar de Carla Magalhães

Carla Magalhães


  • O paradoxo da discriminação positiva!

    O papel de uma empresa não é equilibrar um sistema discriminatório com outras práticas que também elas promovem discriminação.

    O paradoxo da discriminação positiva!

  • NO ResigNATION!

    Setores como o turismo, sobretudo, mas também a saúde, a educação (ao nível básico, secundário e superior), a distribuição, os transportes (com grande ênfase para o setor da aviação), o comércio e vários outros tipos de serviços, estão a enfrentar uma enorme falta de mão de obra, que chega a colocar em causa a sua…

    NO ResigNATION!

  • Retro expectativa para 2022

    Por Carla Magalhães Diretora da Licenciatura em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos da Universidade Lusófona do Porto e Diretora da Unidade de Formação Avançada ao Longo da Vida – LUFAV.ULP  Mais um ano está a chegar ao fim e mais uma vez a pandemia foi o tema dominante, tendo deixado um rasto de consequências, nomeadamente laborais. Em 2021,…

    Retro expectativa para 2022

  • A (de) formação de um país!

    Se não valorizarmos e apostarmos na formação ao longo da vida, como podemos evitar a deformação de um país que precisa urgentemente de recuperar, crescer, inovar e reinventar-se em muitos setores e contextos? 

    A (de) formação de um país!


  • Teletrabalho – O problema de uma solução!

    Em termos legais, o teletrabalho já está previsto no Código do Trabalho, mas a sua recente generalização levantou várias questões

    Teletrabalho – O problema de uma solução!

  • Desconfinamento! E agora?

    Como garantir que quem vai disparar a famosa ‘bazuca’ vai dar um tiro certeiro no ‘tanque’ que tem pela frente? E será ela suficiente?

    Desconfinamento! E agora?

  • Vamos todos ficar bem?

    Se olharmos para o mercado de trabalho nacional, verificamos que a precariedade laboral em Portugal é ainda elevada (o país ocupou o 10.º lugar no ranking do Eurostat, em 2019). Volatilidade da legislação laboral, cortes das despesas e falta de qualificações da mão-de-obra, são alguns dos motivos apresentados para tal cenário. 

    Vamos todos ficar bem?