Confiamos em Bruxelas e colocamos fé numa política de rebanho, quando a esmagadora maioria dos países da UE tem guardada para si uma reserva de autonomia estratégica.
Recep Teyyep Erdogan foi reeleito presidente turco com 52% dos votos no ano em que a república turca celebra o seu centenário.
A barbárie anda à solta. Comanda estados e exércitos. Mas é radicalmente individual. Seja em Lisboa ou na Palestina, nas planícies lamacentas da Ucrânia ou nas escolas americanas, o mal está nos indivíduos e nas suas ações, não no seu contexto.
O turismo religioso é importante e traz para o mundo saudita 60 milhões de peregrinos – serão muitos mais com a nova visão empreendedora de MBS.
A recente visita de Joe Biden ao Médio Oriente destapou duas ideias complementares. A primeira, não surpreendente, é a ligação estreita entre Israel e os Estados Unidos. A segunda, é a força crescente do Príncipe Mohammad Bin Salman – o líder de facto do Reino da Arábia Saudita – no panorama internacional e regional (GCC).
O trabalho dos EUA e da NATO fracassou. Vinte anos, várias mortes e milhares de milhões depois, a coligação internacional não foi bem sucedida na tentativa de sedimentar a transição democrática – ou até mesmo as fundações do que se possa chamar um Estado – neste país da Ásia Central.
Gostaria de vos falar do hilál (Lua Nova) porque muitos amigos, muçulmanos e de outros credos, querem perceber a razão desta questão fulcral no mundo islâmico. A razão pela qual existem várias datas para o início dos meses islâmicos, prende-se com a temática da Lua Nova (hilál), razão pela qual todos os anos, o calendário…
Maio de 2017, que coincidiu também com o mês do Ramadão, começou o bloqueio ao Estado do Qatar, pelos ‘irmãos’ do Golfo Arábico, Arábia Saudita, Bahrain e Emirados Árabes Unidos, como também do aliado destes, o Egito. O Qatar de forma inesperada, ficou sem oxigénio por alguns dias, no entanto, Kuwait, Omã, os outros ‘irmãos’…
Com esta estratégia política conseguiu-se agradar a todos os envolvidos neste jogo das grandes potências mundiais
Esta semana decorreu em Omã, uma conferência entre os ministros das finanças do Golfo, onde surgiram lado a lado o ministro das Finanças do Qatar, Ali Sharif Al Emadi e o ministro das finanças do Reino da Arábia Saudita, Mohammad Al Jadaan. Para se ter uma ideia, há vários meses que a tensão existente, não permitia…
Será sempre assim, uma angústia, há sempre esperança. O Grande Sporting dos cinco violinos, de João Rocha, de Carlos Lopes, dos irmãos Castro, de Fernando Mamede, entre outros, não pode estar na situação que está. Por um lado, temos que recordar o passado grandioso deste clube, que é o meu, porém, não podemos esquecer o…
Desde 1947, A Índia, e, o Paquistão estão em conflito na região de Caxemira, uma região de maioria muçulmana na parte norte da Índia. O território montanhoso de 86.000 quilómetros quadrados já foi um estado principesco. Agora, é reivindicado pela Índia, e, pelo Paquistão.
Existem alguns riscos que podem comprometer as projeções do Banco de Portugal e do BCE
Devemos pensar nos incêndios 365 dias por ano, e não apenas nos meses de maio a outubro.
Apesar de a moda ser a dedicação total ao futebol – e apesar de o povo venerar o desporto-rei -, o hóquei em patins já nos deu muito mais alegrias que o futebol.
Nos últimos dias, fomos bafejados pela sorte no turismo. A Qatar Airways e a Emirates aumentaram a presença em Portugal e vão trazer ainda mais turistas.
Hoje escrevo sobre a WOS, por ser uma organização de nível, com credibilidade e com a chancela do Vaticano.
Ao contrário da sua maneira muito pacata de liderar, desta vez usou da palavra, tal como era aquando da sua posição como governador da cidade de Riade e quis deixar a mensagem clara e sem deixar qualquer ponta solta.
Devemos votar para termos alguém como Jacinda Ardern, que é uma verdadeira Líder.