Avatar de João Pedro Barros

João Pedro Barros


  • A força está com a cultura pop

    O carro das viagens no tempo da trilogia Regresso ao Futuro, uma nave espacial da saga Guerra das Estrelas em tamanho real e um capacete gigante do novo episódio da saga são algumas das principais atrações da segunda edição da Comic Con, que decorre entre hoje e domingo na EXPONOR, em Matosinhos. Trata-se da maior…

    A força está com a cultura pop

  • A força está com a cultura pop

    O carro das viagens no tempo da trilogia Regresso ao Futuro, uma nave espacial da saga Guerra das Estrelas em tamanho real e um capacete gigante do novo episódio da saga são algumas das principais atrações da segunda edição da Comic Con, que decorre entre hoje e domingo na EXPONOR, em Matosinhos. Trata-se da maior…

    A força está com a cultura pop

  • Imagens reais

    O orçamento (150 mil euros) é o mesmo de 2014, mas o diretor Dario Oliveira considera que apenas agora se transformam “em realidade” um “conjunto de promessas” feitas na edição inaugural do Porto/Post/Doc. O festival internacional de documentário – que tem epicentro no Rivoli, em plena Baixa do Porto – apresenta mais filmes (66), passa…

    Imagens reais

  • Braga eletrónica

    O Festival Semibreve – cuja quinta edição se realiza entre hoje e domingo, no Theatro Circo, GNRation e Casa Rolão, em Braga – não se destina a um público de massas. Mesmo alguns amantes da eletrónica mais popular (falamos de house ou techno, por exemplo) estranhariam concertos como os do canadiano Tim Hecker (sábado, 22h50)…

    Braga eletrónica


  • Crise irmã

    O escocês Charles Esche e a israelita Galit Eilat chegaram a São Paulo, em meados de 2013, para fazer parte da equipa curatorial da 31.ª Bienal de São Paulo – a segunda mais antiga do mundo, a seguir à Bienal de Veneza, que lhe serve de modelo – e logo se viram no meio de…

    Crise irmã


  • Feira do Livro do Porto revista e aumentada

    Rui Moreira admite que a Feira do Livro do Porto de 2014 foi programada em “tempo recorde” e, por isso, havia muita margem para melhorar. A feira de 2015 (que arranca hoje, às 15h, e que se prolonga até dia 20), nos Jardins do Palácio de Cristal, cresce cerca de 30 por cento: em número…

    Feira do Livro do Porto revista e aumentada

  • À sombra da tecnologia

    Espreguiçadeiras electrónicas para bebé transformadas em obras de arte, caixas de visualização de radiografias, música e dança de várias partes do mundo compiladas num vídeo frenético, um ecrã de televisão plano em funcionamento mas parcialmente pintado. A tecnologia e uma visão crítica dos nossos dias estão em todos os cantos de ‘Sob as Nuvens: da…

    À sombra da tecnologia

  • Portugueses vão para fora, mas sem gastar muito

    De acordo com a pesquisa do Trivago, a preferência dos portugueses para viajar fora do país vai para a vizinha Espanha, e depois para Reino Unido, França e Itália. Benidorm e Barcelona, no país vizinho, estão no topo das pesquisas, seguidas de Londres, Paris, Palma de Maiorca, Roma, Madrid e Sanxenxo.  

    Portugueses vão para fora, mas sem gastar muito

  • ‘40% das camas do Algarve estão em Albufeira’

    Prestes a arrancar o Verão, os portugueses preparam-se para as férias dentro e fora do país. Hotéis algarvios estão com um aumento de procura superior a dois dígitos. Desvalorização do euro face a outras moedas está a trazer mais turistas europeus, como os britânicos.  

    ‘40% das camas do Algarve estão em Albufeira’

  • A arte da falsificação

    O Governo de Marrocos tem feito um esforço para erradicar a contrafacção, mas é inegável que as cópias de artigos de marca continuam a ser uma imagem de marca do país. A novidade é que essa cultura pode originar verdadeiras obras de arte. Em ‘Salon Marocain’ – primeira exposição em Portugal de Yto Barrada, inaugurada…

    A arte da falsificação

  • Dielmar: Ser ou não ser uma PME

    Após ter sofrido com a crise, a Dielmar está de novo a crescer em facturação e é até previsível que o quadro de 400 colaboradores venha a engordar. Porém, esse aumento afasta ainda mais a empresa de eventuais fundos comunitários: pelo facto de ter mais de 250 funcionários não é elegível como PME para programas…

    Dielmar: Ser ou não ser uma PME

  • Dielmar: Exportar a arte dos alfaiates

    A Dielmar vai explorar um novo conceito de lojas, em que os artesãos asseguram um contacto directo com os clientes. Estar sediada no interior do país não a impede de vestir o príncipe do Mónaco, Ronaldo e outros futebolistas na Europa.

    Dielmar: Exportar a arte dos alfaiates

  • Uma auto-estrada para a dança

    Após anos cinzentos, a dança tem ganho um novo fôlego no Porto e arredores. Em Setembro de 2014, a reabertura do Rivoli como teatro municipal devolveu à cidade o seu palco de excelência nesta área; em Vila Nova de Gaia, nasceu o A22, num antigo armazém de vinho do Porto, em plena zona histórica e…

    Uma auto-estrada para a dança

  • Um largo para pôr São Bento nos carris

    Milhares de pessoas passam todos os dias pela Estação de São Bento, no coração da Baixa do Porto. No entanto, a maioria nem sequer dava pela existência dos velhos armazéns da REFER e daquele recanto, entre a gare e a inclinada Rua da Madeira, que ganhou nova vida a partir de Março. De parque de…

    Um largo para pôr São Bento nos carris

  • O preto e branco não é coisa do passado

    Desde os anos 1960 que a maior parte dos filmes passou a ser produzida e exibida a cores, mas o preto e branco nunca despareceu completamente do mapa. A Lista de Schindler, de Steven Spielberg, ou o mais recente O Artista, de Michel Hazanavicius, provam que a linguagem ainda pode ser usada com sucesso comercial. 

    O preto e branco não é coisa do passado

  • Celebração com renovação

    O Coliseu do Porto perde o ‘do’, num sinal de abertura à área metropolitana, enquanto o Theatro Circo, em Braga, mantém o ‘h’ que faz parte do nome desde a abertura, sobre a qual se cumprem 100 anos hoje. As duas opções parecem antagónicas, mas ambas as instituições atravessam períodos de celebração e renovação. O…

    Celebração com renovação

  • A igreja faz-se com as promessas dos ricos e as contribuições dos pobres’

    O caso ocorreu no mês passado, em Mangualde, chocando a população local e chegando às primeiras páginas dos jornais nacionais. O pároco Gabriel Ulumdo, da pequena localidade de Freixiosa, no distrito de Viseu, recusou-se a celebrar o funeral de um homem de 68 anos, por este alegadamente ter uma dívida de 375 euros, relativa à…

    A igreja faz-se com as promessas dos ricos e as contribuições dos pobres’