Avatar de Olga Cavaleiro

Olga Cavaleiro


  • Confraria do Anho Assado com arroz de forno

    Marcado pela geografia, Marco de Canaveses abre-se ao mundo na destemida vontade de que nunca as dificuldades sejam impedimento de concretização. Abraçado pelas serras da Aboboreira e das Montedeiras e ladeado pelos Rios Douro e Tâmega, Marco de Canaveses apresenta um relevo acidentado e um clima de extremos. Quer o acentuado calor de verão, quer…

    Confraria do Anho Assado com arroz de forno

  • Amigos do Solar dos Condes de Resende – Confraria Queirosiana

    Na sua sede, em Vila Nova de Gaia, o frenesim cultural é um hábito e um ritmo de vida que marca o calendário dos confrades, num país onde a importância da investigação se dilui na falta de objetivos e de orçamento.

    Amigos do Solar dos Condes de Resende – Confraria Queirosiana

  • Confraria Gastronómica da Raça Arouquesa

    A dieta continental importa sobremaneira na gastronomia portuguesa. Dela fazem parte as raças autóctones que traduzem a importância da raça na geografia, na economia e na cultura de uma região. Assim é com a Raça Arouquesa, uma raça que se descobre, não quando se come uma peça sob os temperos e técnicas culinárias disponíveis na…

    Confraria Gastronómica da Raça Arouquesa

  • Real Confraria do Maranho

    A montanha adquire outro significado quando viajamos até ao concelho de Pampilhosa da Serra. Aí sentimos a vertigem da altitude deste terreno acidentado da Cordilheira Central, mas também o alívio da paisagem deslumbrante que se prevê nos declives acentuados que, frequentemente, desembocam nos percursos de água dos Rios Zêzere, Ceira ou Unhais. É o clima…

    Real Confraria do Maranho


  • Em defesa do presunto e da cebola no Vale do Sousa

    No aconchego dos montes e serras de Entre Douro e Minho encontramos o serpentear refrescante de rios grandes como o Douro, o Tâmega, o Sousa, o Paiva, o Ave e outros tantos mais estreitos no caudal que, no verão, aliviam o intenso e abafado calor que se faz sentir por aquelas terras. A viagem por…

    Em defesa do presunto e da cebola no Vale do Sousa

  • À saúde da maçã portuguesa

    De maçã temos uma grande variedade de cores, sabores e texturas. Numa gradação agradável ao olhar, o verde, o vermelho e o amarelo espraiam-se entre tons mais escuros ou mais claros correspondendo a variedades específicas, umas autóctones, outras universais. De polpa rija ou mais suave, de sabor mais doce ou ligeiramente ácido, umas redondas outras…

    À saúde da maçã portuguesa

  • Vamos provar as papas de São Miguel

    A vocação agrícola e as tradições associadas ainda são uma realidade em Oliveira de Azeméis. Findo o verão, entrados no outono as searas maduras numa paleta de cores entre o amarelo, o laranja e o castanho, pedem o descanso da colheita. Completa-se o ciclo agrícola e é necessário colher os grãos que irão ser farinha…

    Vamos provar as papas de São Miguel

  • Vamos falar de Chícharo

    A ausência de informação ou o desconhecimento acerca deste interessante ingrediente culinário por um lado, e a constatação da importância do chícharo na alimentação tradicional de Alvaiázere por outro, motivou a constituição, no ano de 2010, de uma confraria que tivesse como objectivo principal a divulgação da tradição, da cultura e da identidade da região…

    Vamos falar de Chícharo


  • Confraria gastronómica de Sousel

    Apesar da reduzida empregabilidade no sector agrícola, Sousel, terra de sabores e cheiros alentejanos, nunca perdeu a sua vocação agrícola. Descobre-se neste concelho a necessária ligação à terra de um povo que soube sempre tirar o melhor partido dos produtos endógenos. Assim, a gastronomia revela-se plena de sabores e cheiros alentejanos onde o pão, o…

    Confraria gastronómica de Sousel

  • Confraria do Bodo

    Pombal, topónimo que deu o título a um estadista tão admirado como contestado, Sebastião José de Carvalho e Mello, é terra de história grande ligada aos templários e à fixação de fronteiras na reconquista cristã pelos cavaleiros do Templo. Terá sido o Mestre Templário Gualdim Pais, recém-chegado do Oriente, que numa das primeiras iniciativas da…

    Confraria do Bodo

  • Confraria da gastronomia do Ribatejo

    Os campinos surgem na paisagem. Imponentes, trajados de camisa branca, barrete verde, colete e faixa vermelha, calção azul e meias brancas até ao joelho, colam-se ao olhar de quem por ali passa como uma referência cultural que distingue o Ribatejo e a sua fama de lidar os toiros. É toda uma maneira de estar na…

    Confraria da gastronomia do Ribatejo

  • Confraria da Broa de Avintes

    Deus te acrescente dentro do forno e fora do forno como pelo mundo todo!». Esta prece dita pelas padeiras na hora de cozer a broa diz a grande importância deste símbolo da cultura gastronómica de Avintes. Na verdade, a famosa broa de Avintes traça a linha da alimentação local sendo o acompanhamento de todo e…

    Confraria da Broa de Avintes


  • Confraria Gastronómica do concelho de Ovar

    Cidade grande pela diáspora varina que se sente por Portugal e não só, faz notar o fresco da proximidade do mar e dá um cheirinho de ria ao albergar um dos seus braços. É, por isso, território de água sendo que os ovarenses, ovarinos, varinos ou vareiros, designações dos naturais de Ovar, apreciam sobremaneira esta…

    Confraria Gastronómica do concelho de Ovar

  • Confraria Gastronómica ‘O Moliceiro’

    Em tempos idos, era nos Moliceiros que se transportava o “moliço” que se apanhava na ria e que servia para fertilizar as terras agrícolas de toda a região de Aveiro. Difíceis os tempos, era o Moliceiro, muitas vezes, a casa onde vivia uma família na qual todos ajudavam nas tarefas de trabalho. De tão farto…

    Confraria Gastronómica ‘O Moliceiro’

  • Confraria dos Aromas e Sabores Gandareses

    A Geografia faz os homens, mas os homens também fazem a Geografia. Se tal é certo em relação a muitos pontos no globo, também na Gândara esse é uma convicção que descreve a revolução humana e geográfica deste pequeno ponto no mapa de Portugal. De um terreno inóspito e infértil os homens fizeram um naco…

    Confraria dos Aromas e Sabores Gandareses

  • Confraria da Marmelada de Odivelas

    No recolhimento do mosteiro de Odivelas nasceu uma receita que se distingue das demais, não só pelo afamado sabor, mas sobretudo pela cor: o peculiar tom branco da marmelada de Odivelas. Famosas pela doçaria que praticavam, na abundância dos ingredientes que nunca faltavam, as freiras bernardas da Ordem de Cister para sempre ficaram na memória…

    Confraria da Marmelada de Odivelas


  • Confraria gastronómica do mar

    Inspirados pelo mar que os viu nascer e pela terra que os criou, um grupo de matosinhenses fundou em 1999 a Confraria Gastronómica do Mar. O propósito é preservar, defender e divulgar a gastronomia do mar. Certos de que o consumo de peixe “dá mais vida aos anos e mais anos à vida”, os membros…

    Confraria gastronómica do mar

  • Confraria Gastronómica de Almeirim

    O rio Tejo enquadra a vasta planície da Lezíria que faz parte do concelho de Almeirim. Sente-se ali a geografia tão característica do Ribatejo, onde o verde se espraia no olhar e delimita o pensamento de quem passa e se fixa nos campos agrícolas dominados pela vinha, pelas searas e pela produção de melão. É…

    Confraria Gastronómica de Almeirim

  • Confraria dos Ovos-Moles de Aveiro

    Pelas delicadas mãos das religiosas do Mosteiro de Jesus de Aveiro nasceu, há cerca de cinco séculos, um dos ícones da doçaria conventual portuguesa: os ovos-moles de Aveiro. Pelo que se conhece da história, presume-se que a junção do doce de ovos à folha de hóstia tenha acontecido numa fase posterior, talvez por iniciativa de…

    Confraria dos Ovos-Moles de Aveiro