Avatar de Sérgio de Azevedo

Sérgio de Azevedo


  • Passos vs Costa: Um despique de conteúdo e de forma.

    Aqueles que, tal como eu, achavam que o debate de ontem iria servir para, inequivocamente, esclarecer a maioria dos indecisos, enganaram-se.

    Passos vs Costa: Um despique de conteúdo e de forma.

  • António Costa quer fazer de Lisboa aquilo que ela não é

    A visita de António Costa a Lisboa e o seu passeio pela cidade, onde aproveitou para “inaugurar” um conjunto de obras, foi um número mediático interessante. O problema é que Lisboa não é nada daquilo que as curtas, mas intensivamente repetidas, reportagens televisivas nos quiseram mostrar. 

    António Costa quer fazer de Lisboa aquilo que ela não é

  • Os números do desemprego e o toca e foge do PS

    Os números do desemprego, avançados pelo INE, são confirmadores da tendência de redução que se verifica sobretudo ao longo deste ultimo ano que é coincidente com a saída da Troika e por conseguinte do fim da aplicação das medidas mais agressivas de consolidação orçamental.

    Os números do desemprego e o toca e foge do PS

  • #passosbem

    A entrevista de Passos Coelho, ontem na TVI, diferenciou de forma definitiva o estilo e o que se espera dos principais candidatos ao cargo de Primeiro-Ministro às eleições de Outubro próximo. E essa diferença é abismal.

    #passosbem

  • O Estado da Nação

    O debate sobre o Estado da Nação não poderia ter tido história diferente. O PS dedicou o seu tempo a acusar o governo e a maioria de “propaganda irrealista” para encobrir os “sete pecados capitais” resultantes da sua política de “empobrecimento do Estado da Nação” e de “enfraquecimento” dos cidadãos. Foi mais longe e repetiu…

    O Estado da Nação

  • Isto ainda agora começou…

    A entrevista de José Sócrates deve ser lida com especial atenção não só do ponto de vista jurídico – tema que por razões óbvias não me pronunciarei – mas sobretudo do ponto de vista político e da análise que deve ser feita da sua relação com a atual liderança do Partido Socialista e com o…

    Isto ainda agora começou…

  • Duas ilações desta ‘tragédia grega’

    Caiu por terra a ideia que se foi criando sobre o governo grego. Com o passar do tempo percebemos bem que a legitima mas impraticável política anti-austeridade do Syriza era, afinal, mesmo um conto de criança. Talvez ainda não seja hoje que a Europa conheça o desfecho das negociações com os gregos mas de uma…

    Duas ilações desta ‘tragédia grega’

  • Três pontos à ‘realidade’ de António Costa

    1. António Costa tem, recorrentemente, dado como exemplo a sua gestão do Município de Lisboa por comparação com atuação do Governo sobretudo no que respeita à dívida de Lisboa e à sua, suposta, redução em 40%. Ora vamos a factos. Em 2014, segundo os relatórios da CML, o total da dívida era de 723 milhões…

    Três pontos à ‘realidade’ de António Costa

  • A previsibilidade necessária

    Nos últimos quatro anos, Portugal viveu uma situação excecional. Em 2011 o défice real era superior a 11% do PIB o estrangulamento financeiro do nosso país levou a mais um pedido de intervenção como consequência da impossibilidade de financiamento nos mercados internacionais. Vimo-nos, de uma maneira geral, num beco sem saída.

    A previsibilidade necessária

  • Um maná de prosperidade.

    A reflexão é mais ou menos simples. Se o Programa de Assistência falhou. Se estamos pior do que estávamos em 2011 como é que o PS propõe medidas, soluções e expectativas baseadas em cenários de crescimento económico?

    Um maná de prosperidade.

  • António Costa, ‘El Greco’

    “É mais um sinal da mudança da orientação política que está em curso na Europa, do esgotamento das políticas de austeridade e da necessidade de termos uma outra política que permita fazer com que a moeda única seja efectivamente uma moeda comum”. Foi assim que em janeiro passado António Costa comentou a vitória do Syriza…

    António Costa, ‘El Greco’

  • A verdade dos factos e a ‘verdade’ do PS

    Segundo a estimativa rápida das Contas Nacionais Trimestrais, divulgada ontem pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), a economia portuguesa cresceu 1,4% no primeiro trimestre deste ano em termos homólogos e 0,4% face ao trimestre anterior. A economia da zona euro cresceu 1% no primeiro trimestre deste ano, face ao mesmo trimestre de 2014, divulgou ontem…

    A verdade dos factos e a ‘verdade’  do PS

  • António Costa e o milagre em Camp Nou

    Pode parecer coincidência mas não é. A insistência de António Costa em dar entrevistas em dias de grandes jogos de futebol é propositada e tem sentido. Não pode ser de outra forma, pois só assim se justifica o chorrilho de contradições que Costa insiste em cair.

    António Costa e o milagre em Camp Nou

  • 2015, o ano de uma nova liberdade

    Talvez não existisse, nos tempos próximos, momento mais oportuno e marcante do que a noite da comemoração dos 41 anos do 25 de Abril para o anúncio de uma coligação pré-eleitoral entre PSD e CDS.

    2015, o ano de uma nova liberdade

  • O novo milagre das rosas

    Se existiam dúvidas elas foram de imediato dissipadas. A proposta económica do Partido Socialista, hoje apresentada, constitui a maior clivagem ideológica desde que há memória em Portugal.

    O novo milagre das rosas

  • Lisboetas têm aumento de 6 euros na conta da água

    Se vive em Lisboa, esta podia ser a comunicação da factura de Dezembro da sua conta de água – seis euros é quanto  lhe  custará  a  mais,  em média, a nova tarifa de saneamento e a nova tarifa de resíduos urbanos do executivo de António Costa.

    Lisboetas têm aumento de 6 euros na conta da água