Neste ano, a AIMA “atendeu mais de 560 mil chamadas telefónicas” e realizou “atendimento presencial a mais de 230 mil pessoas”, disse Pedro Portugal Gaspar, presidente da AIMA, numa sessão para assinalar o ano de existência da agência.
“Este mês teremos a estrutura de missão a funcionar em 15 locais do país”, disse António Leitão Amaro, na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.
Outra das questões abordada por vários deputados esteve relacionada com as prisões, explicando a provedora que o relatório deste ano aborda sobretudo situações de maus-tratos e agressões a reclusos sem que existam depois os respetivos relatórios e processos correspondentes
Em comunicado, a AIMA refere que devido ao sucedido hoje “não foi possível a prestação dos serviços de atendimento (cerca de 60 agendamentos) e recolha de dados biométricos uma vez que, em simultâneo, registaram-se falhas nos pontos de luz e no acesso à internet”.
O ano passado foi o ano de todos os recordes na imigração. Autorizações de residência e de nacionalidade atingiram valores nunca registados de um ano para o outro. Brasileiros estão no top das tabelas.
A “nacionalidade brasileira permanece como a principal comunidade estrangeira”, contando com 368.500 cidadãos a viver no país
Inicia-se, esta quinta-feira, na Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), uma greve às horas extraordinárias.
Agressor foi apanhado. PJ está a tratar o caso como uma tentativa de homicídio.
Luís Goes Pinheiro será transferido para a Estrutura de Missão para a Recuperação de Processos Pendentes.
Decisão foi tomada pelo atual Governo, que justificou com a necessidade de regularizar os 400 mil processos pendentes.
Plano de emergência proposto pelos comunistas prevê a contratação de até 10 mil colaboradores temporários.
Cerca de “70 mil processos estão em tramitação”.
Audição, que vai decorrer na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, acontece a pedido do BE e do Livre.
“A função dos notários seria, na prática, auxiliar o Estado português neste momento difícil que está a atravessar”, disse O bastonário da Ordem dos Notários, Jorge Batista Silva
Estão a ser avaliadas propostas “interessantes” para resolver a situação.
O “avolumar em alguns pontos do território de pessoas em especial vulnerabilidade” pode gerar “uma sensação de insegurança aos demais”.
A cabeça de lista do Partido Socialista (PS) às Eleições Europeias admite que a agência está a sofrer com “dores de crescimento”.
Para líder da câmara de Lisboa “esforço para resolver o problema não pode ser só dos autarcas”.
A AIMA colocou, na página da instituição, um endereço que permite aos imigrantes, que não receberam o email, fazer um novo pedido ‘online’.