Ana Paula Martins reitera preocupação com novo subtipo do vírus Influenza e sublinha que impacto no SNS será superior a épocas anteriores. Cirurgias programadas podem ser suspensas e task-force foi ativada mais cedo.
Ana Paula Martins afirmou que é essencial “chegar ao inverno com melhores níveis de atendimento”, reforçando que o trabalho de melhoria está em curso
Chefe de Governo afirmou ainda esperar que o despacho da averiguação preventiva no caso da Spinumviva “aconteça o mais rápido que for possível”
Ana Paula Martins comenta notícia do Nascer do Sol de uma inspeção que concluiu que todos os profissionais e utentes do serviço de Dermatovenereologia do Hospital Egas Moniz podem estar expostos a riscos para a saúde
Ministra da Saúde afirma que já foi solicitado um reforço à Altice e aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
“É uma transformação entre todos aqueles que cuidam esta reforma da saúde mental. É também um marco na revolução dos direitos humanos, a nova lei da saúde mental, a passos largos, alinhando o nosso país com os princípios internacionais”, salientou Ana Paula Martins
Em alguns partos em casa o desfecho só não foi fatal graças à intervenção do INEM, sublinhou Ana Paula Martins no Parlamento
Obra é apresentada hoje, dia em que se assinalam os 46 anos do SNS, na ala pediátrica do IPO, numa iniciativa que contará com a presença da ministra Ana Paula Martins.
Empatia e pedidos de mais tempo para resolver os problemas. A receita da ministra para o imediato.
“Investir na prevenção através da promoção de hábitos alimentares mais equilibrados não é apenas uma escolha inteligente. É uma necessidade urgente e prioritária. Cada euro investido em prevenção significa muitos euros poupados em tratamento”
”Temos que aguardar de uma maneira serena os resultados, que vão ser rápidos, para perceber o que se passou efetivamente”
Recorde-se que na sexta-feira, a CNN revelou que um dermatologista do HSM terá recebido 400 mil euros em 10 sábados de trabalho adicional em 2024, tendo um dos dias sido utilizado para retirar lesões benignas aos pais.
Governante admite que fecho de urgências de ginecologia e obstetrícia em 2024 não são uma “boa solução”, mas considera que ‘culpa’ maior é da diminuição do investimento nos últimos anos.
Relatório preliminar da IGAS sobre as falhas de informação ao INEM durante as greves de outubro e novembro coloca Ana Paula Martins sob forte pressão política. Da esquerda à direita, multiplicam-se os pedidos de demissão da ministra da Saúde.
Ana Paula Martins anunciou ainda que pretende diminuir a dependência que o SNS apresenta de médicos prestadores de serviço
Ana Paula Martins diz que a pressão também se deve a mais de um milhar de pessoas que está nos hospitais e não devia.
“O último dado que tenho é que em menos de dois a três minutos (os utentes) são pré-triados por enfermeiros e no caso das grávidas pré-triadas por enfermeiros especialistas de saúde materna e obstétrica”, afirmou Ana Paula Martins, em declarações aos jornalistas.
O Ministério Público (MP) abriu sete inquéritos sobre mortes que possam estar relacionadas com falhas no socorro do INEM.
“Estamos a regatear trocos em troca da saúde de quem vive em Portugal”, afirmou dirigente do BE, sublinhando que “quem marcou a greve nunca virou as costas a quem mais precisa”.