As guerras de bastidores entre apoiantes das várias ‘protocandidaturas’ presidenciais estão a acelerar calendários. António José Seguro multiplica-se em iniciativas e criou o UPortugal. No PSD a prioridade é blindar a candidatura de Marques Mendes e não dar espaço ao surgimento de alternativas.
O episódio Ricardo Leão pôs a nu fraturas internas no partido. As vozes que se fizeram ouvir estão preocupadas com as escolhas para presidenciais e autárquicas. Costa quer ter uma palavra a dizer.
O encontro decorrerá no Dia da Europa – 9 de maio –, no Grupo Recreativo e Dramático 1.º de Maio de Tires e será subordinado ao tema Europa: Onde chegamos? Para onde vamos?
“Nada na vida é irreversível”, diz o ex-secretário-geral do PS
O ex-secretário-geral do PS deu uma entrevista à TSF, onde falou acerca da entrada da extrema-direita na Assembleia e da regionalização.
A eleição de António Costa como líder do PS através de eleições primárias abertas a todos os militantes e simpatizantes socialistas foi um marco em Portugal. Foi a primeira vez que este método foi usado e na altura houve quem no PSD visse nesta nova forma de escolher uma liderança uma ideia para aproximar eleitos…
Fui à apresentação, em Lisboa, do interessante livro A Reforma do Parlamento Português de António José Seguro. Foi um sucesso – como vai ser nos locais onde for apresentado – e notava-se pela presença maciça de pessoas oriundas de várias proveniências, e pela atmosfera envolvente, que o acontecimento ultrapassava a apresentação do livro. E a…
António José Seguro remeteu-se ao silêncio, sobre a vida interna do PS e sobre a actualidade política nacional, após as directas em que saiu derrotado. Hoje, porém, criticou a forma como António Costa se promoveu nos media para chegar à liderança dos socialistas.
O PS convidou todos os antigos secretários-gerais e presidentes do partido – incluindo os anteriores responsáveis pelos cargos, António José Seguro e Maria de Belém -, para fazerem a tradicional descida do Chiado, na sexta-feira, em Lisboa.
Álvaro Beleza diz ao SOL que “não há segurismo sem Seguro”, em resposta à pergunta se o segurismo acabou. O processo de negociação das listas de deputados, por si liderado, deixou sub-representada a minoria que esteve do lado do ex-secretário-geral. Entraram 21 seguristas, mas vários notáveis ficaram de fora. E esta tendência interna fracturou-se. Beleza,…
António Galamba, chega primeiro, zangado. Depois Miguel Laranjeiro, aparentemente conformado. Minutos depois dos dois seguristas excluídos das listas de deputados do PS, chega Álvaro Beleza, o negociador desta ala política, acompanhado do núcleo dos que eram fiéis ao anterior secretário-geral. À entrada para a sede do Largo do Rato, na noite da reunião da Comissão…
As listas de deputados são aguardadas com nervosismo no grupo de socialistas que formaram o núcleo político de António José Seguro. O fantasma de uma ‘limpeza de seguristas’ alimenta conversas da minoria, que se reúne com regularidade semanal.
No final deste mês, a minoria do PS que estava com Seguro faz uma prova de vida, num jantar em Matosinhos. As listas de deputados e as sondagens preocupam.
José Almeida Ribeiro, um quadro do SIS, terá sido apanhado nas escutas da Operação Marquês a fazer briefings quase diários a José Sócrates sobre o PS então liderado por António José Seguro.
A formação de listas para os órgãos internos do PS fracturou a ala segurista. De um lado Álvaro Beleza e a facção mais moderada, do outro o grupo dos ‘escuteiros’, como ficaram conhecidos, liderado por Miguel Laranjeiro.
O nome de Sócrates nunca foi pronunciado no palco, mesmo que vários oradores tenham feito o discurso passar pela importância de afastar a política da justiça. Mas nos corredores do congresso do PS, em Lisboa, o recluso 44 esteve no centro de quase todas as conversas.
Álvaro Beleza, o socialista que negociou com António Costa a representação dos seguristas na nova direcção, subiu ao palco do congresso do PS para dizer que a sua missão está cumprida. E para conseguir que os socialistas aplaudissem, sem entusiasmo, António José Seguro.