Voo seguia de Londres para as Canárias e obrigou à ativação do plano máximo de emergência no aeroporto algarvio.
Pelo menos quatro das vítimas mortais não estavam no avião, que tinha apenas três tripulantes a bordo.
Polícia suspeita de que vítima estaria a tentar entrar clandestinamente nos EUA, através do voo que vinha de um país europeu. Há uma semana, um caso semelhante teve um desfecho diferente.
A interferência denunciada pela CE e pelas autoridades da Bulgária aconteceu na tarde de domingo, quando o avião em que viajava Von der Leyen se preparava para aterrar no aeroporto da cidade de Plovdiv, a segunda maior cidade, no centro do país
Colisão com pássaro danificou o cone frontal do avião.
Episódio levou à aterragem de emergência em Lisboa do avião da SATA, que fazia a ligação de Ponta Delgada a Bilbau.
“Na sequência deste falso alarme, dois passageiros foram detidos para interrogatório, por suspeita de responsabilidade na comunicação da ameaça”, disse a SATA Azores Airlines, num comunicado divulgado durante esta tarde.
Cada transportadora aplica as suas normas, enquanto Comissão Europeia e Parlamento Europeu estudam alterações. Deco pede que Autoridade Nacional de Aviação Civil harmonize as regras. Presidente da ANAV fala em lobby.
Após o incidente, os voos foram suspensos no aeroporto de Bergamo, o terceiro maior da Itália em fluxo de passageiros
Autoridades continuam à procura da segunda caixa negra do avião.
Foram contabilizados 265 corpos, o que sugere que pelo menos 24 pessoas morreram em terra. Pelo menos um dos passageiros sobreviveu.
Boeing 787 atingiu uma residência de médicos. Não há ainda número de vítimas, mas companhia aérea fala em sobreviventes.
“Partilhamos o vosso choque e tristeza neste dia trágico. Todos nós rezamos para que o maior número possível de vidas sejam salvas e desejamos uma rápida recuperação aos feridos”, acrescentou Zelensky.
Avião tinha como destino o aeroporto de Gatwick, em Londres.
“Aterrou com toda a tranquilidade e segurança, depois de desencadeados os procedimentos habituais nestas situações”, indicou a TAP sobre o voo TP212 que tinha já o Porto como destino.
Vários voos com destino ao Aeroporto Charleroi foram desviados, tendo sido um perímetro de emergência de 500 metros à volta do avião. Ameaça verificou-se ser falsa.
Modelo Air Tractor AT-802, de matrícula norte-americana, partiu do Aeroporto Internacional de St. John’s e deveria chegar aos Açores no fim do dia.
O voo MH370 desapareceu a 8 de março de 2014, cerca de 40 minutos após descolar da capital da Malásia, Kuala Lumpur, com destino a Pequim