Os dois aviões Canadair de combate a incêndios, pedidos pelo Governo português à União Europeia (UE), já chegaram à Madeira.
Plano de prevenção vai também posicionar 556 bombeiros de 12 países em locais estratégicos.
Até 2050, 70% dos combustíveis nos aeroportos da União Europeia terão de ser ecológicos. Óleo alimentar usado é a principal fonte de biocombustível em Portugal.
Pelo menos, oito a nove voos ficaram à espera de autorização para aterrar.
Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas francesas, Thierry Burkhard, está de visita à Ucrânia.
Pré-aviso de greve já levou ao cancelamento de 78 voos – cerca de 30% dos voos previstos no período da paralisação.
Em declarações à agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) revelou que “a participação apresentada pelo, à data, ministro das Infraestruturas e Habitação (Pedro Nuno Santos) e pelo ministro das Finanças (Fernando Medina) deu origem a um inquérito no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP)”.
Os funcionários de uma empresa de handling “retiravam a droga diretamente do porão dos aviões, logo após a sua chegada, desviando-a da fiscalização das bagagens”.
O Boeing B-17 Flying Fortress e um Bell P-63 Kingcobra colidiram e despenharam-se por volta das 13h20 locais, segundo um comunicado da Administração Federal de Aviação, citado pela Associated Press (AP).
Companhia aérea comprou 8 ATR-72, devolveu seis mas continua a ser penalizada e dois estão parados na pista. Perdas vão-se somando, numa altura, em que afasta a White Airways.
O pré-aviso de greve do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil já está marcado e “ameaça” perturbar todos aqueles que irão viajar no final da próxima semana.
Tratar-se-á do terceiro caso de violação do espaço aéreo finlandês por parte de aeronaves russas este ano, caso seja realmente confirmado.
Foram ainda mobilizados mais de 350 operacionais.
“Não vão poder aterrar, descolar ou sobrevoar o território da União Europeia. Incluindo jatos privados de oligarcas”, avançou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na sua conta oficial do Twitter.
O tempo não para e a pressão entre os talibãs e as forças internacionais continua a aumentar dia para dia. Apesar o ambiente “pouco amigável”, a UE está focada em retirar civis “o mais depressa possível”.
Na sequência da queixa da Ryanair, o tribunal considera que decisão da Comissão Europeia de dar luz verde ao auxílio público à TAP não está “suficientemente fundamentada”. TAP tem dois meses para recorrer. Devolução do dinheiro suspensa até decisão definitiva.