Mais de 40 pessoas foram lesadas numa quantia superior a 100 mil euros.
Em comunicado, a força de segurança informa que o jovem foi detido em Oeiras na quarta-feira e que ficou em prisão preventiva depois de ser ouvido pelo juiz de instrução.
O alerta foi dado, pela PSP, pela primeira vez em 2022. Contudo, esta burla continua a circular.
A GNR deslocou-se ao local após ter recebido uma denúncia na sequência de burla a idosos. Ao chegar ao local, as agentes concluíram que os suspeitos tinham simulado um acidente de viação e imputado às vítimas o pagamento da reparação dos alegados danos.
Em comunicado, divulgado esta terça-feira, a PJ refere que a detenção acontece no âmbito de uma investigação “em meados de março” deste ano, após ser apresentada uma queixa crime “associada ao ‘modus operandi’ designado por ‘Olá pai/olá mãe'”.
Europol fala em mais de 80 vítimas e num prejuízo de 2,5 milhões de euros.
Prejuízos para as vítimas foram de “largas dezenas de milhares de euros”.
Suspeitos controlavam sistema de faturação.
Atos ilícitos renderam centenas de milhares de euros.
Vai aguardar extradição em prisão preventiva e arrisca uma pena de 10 anos de prisão.
Mulher e filha do suspeito foram constituídas arguidas.
Ambos os suspeitos, de nacionalidade estrangeira, foram detidos, na passada segunda-feira, numa investigação da Divisão de Investigação Criminal da PSP.
Esquema terá rendido mais de 250 mil euros e fez centenas de vítimas.
Depois da recolha de testemunhos, incluindo das vítimas, e da análise de extratos das contas bancárias, “foi possível apurar que o suspeito subtraiu cerca de 20.000 euros ao conjunto dos lesados”.
Foram ainda apreendidos vários manuscritos com códigos utilizados nos ilícitos criminais, diversos cartões de uma cadeia de hipermercados e cinco telemóveis.
Vítima denunciou o caso, alegando que, ao fazer o check in, “ao despachar as duas malas de porão no balcão, os dois funcionários da companhia aérea que efetuavam aquele serviço pediram-lhe 400,00 euros, pelas malas, alegando que as mesmas tinham excesso de peso”.
É o 10º alerta para emails fraudulentos que a Autoridade Tributária efetua desde o início deste ano.